Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4729
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Políticas públicas na formação de professores de Geografia: análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013
Other Titles: Public policies in geography teacher training: Analysis of the effects of Pibid on teaching in ENPEG 2013
metadata.dc.creator: Santos, Kainan Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Liz Cristiane
metadata.dc.description.resumo: O objetivo geral desta pesquisa de mestrado foi analisar os efeitos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência, enquanto política pública, para o arcabouço teórico-metodológico do ensino da Geografia, utilizando como parâmetro de análise os artigos presentes nos anais do Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (ENPEG) - edição de 2013. Essa pesquisa faz parte de um projeto ―guarda-chuva‖ com o apoio do CNPq - Edital Universal - 2016/2019, que estende a análise as três últimas edições do ENPEG (2011, 2013 e 2017). Como aporte metodológico da pesquisa foi utilizada a pesquisa documental com análise de conteúdo, tendo como roteiro de coleta de dados uma ficha previamente organizada. Os resultados apresentados identificam a produção acadêmica relacionada ao PIBID; reconhecem as metodologias utilizadas no desenvolvimento das práticas; evidenciam as temáticas abordadas em projetos dos PIBID Geografia; identificam tendências didático-pedagógicas para o ensino de Geografia; e mostram a articulação entre teoria e prática presentes nos relatos apresentados nos artigos.
Abstract: The objective of this dissertation was to analyze the PIBID effects, as a public policy, for the theoretical-methodological framework of Geography teaching, using as analysis' parameter articles in the annals of the Encontro Nacional de Ensino em Geografia (ENPEG) - 2013 edition. This research is a part of a bigger project supported by CNPq (Brazilian National Council for Scientific and Technological Development), which is extended the analysis to the last three editions of ENPEG (2011, 2013 and 2017). The documentary research and the content analysis were utilized as methodology. For the articles data collection, a previously organized document was used. The presented results identify the academic production associated with PIBID; recognize the methodologies used in the development of practices; evidence the subjects used in Geography's PIBID projects; identify didactic and pedagogic tendencies for the geography teaching; and demonstrate the articulation between theory and practice that was exposed in the articles.
Keywords: PIBID
Ensino de geografia
Tendências didático-pedagógicas
Geography teaching
Didactic and pedagogic tendencies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: SANTOS, Kainan Rodrigues. Políticas públicas na formação de professores de Geografia: Análise dos efeitos do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência nos anais do ENPEG 2013. 2018. 66f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4729
Issue Date: 16-Oct-2018
Appears in Collections:PPGeo: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kainan_Rodrigues_Santos_Dissertação.pdf1,3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons