Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4733
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Literatura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo
Other Titles: Literature of fiction and Geographic Education: Tradition invented, social modeling and discourse in the work The Continent, of Erico Verissimo.
metadata.dc.creator: Rosa, Luciano Martins da
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Liz Cristiane
metadata.dc.description.resumo: Do pressuposto de que a Literatura possibilita a construção de processos identitários e a Educação Geográfica pode, enquanto mediadora, ter um potencial para desconstruir estereótipos desenvolvidos ao longo do tempo pelas mais diversas mídias, se utilizando da própria Literatura – que influencia as demais; o objetivo desta Dissertação de Mestrado é, assim, analisar o emprego da Literatura de ficção na Educação Geográfica enquanto estratégia de modelação. A partir de uma análise do discurso – como metodologia e linguagem – do primeiro tomo de O Continente, de Verissimo, exemplifica-se a obra como fundamental na abordagem de temáticas ligadas à construção do território e do povo gaúcho. Entende-se a modelação como conceito essencial nessa abordagem, a partir de Albert Bandura e sua Teoria Social Cognitiva que observa no conceito a base da aprendizagem observacional, em especial a de modo simbólico, que se refere à aprendizagem pela influência de modelos de mídia, em que se encaixa a Literatura. Quanto aos apontamentos discursivos da obra, expressa-se uma predominância machista e patriarcal na formação discursiva e ideológica dos personagens do enredo, que têm nas mulheres, negros e indígenas elos do autor com a crítica à essa cultura no Rio Grande do Sul, que se percebe em uma construção identitária excludente. São apontadas possibilidades de abordagem geográfica e crítica pela obra literária e pela Literatura de forma mais ampla.A pesquisa inter-relaciona Geografia, leitura e Literatura, demonstrando o caráter geográfico da Literatura – mesmo quando não envolta de conceitos geográficos – e a evolução de seu uso e importância na ciência, tendo, ao fim, a Educação Geográfica como possibilidade de uma abordagem crítica da realidade, no entendimento dos sujeitos ativos no processo de aprendizagem a partir de uma Geografia que serve à compreensão das problemáticas do entorno e do mundo, para além da formalidade da educação, mas de forma ampla e centrada no raciocínio geográfico.
Abstract: From the assumption that Literature allows the construction of identity processes and Geographic Education can, as mediator, have the potential to deconstruct stereotypes developed over time by the most diverse media, if using Literature itself - which influences the others; the purpose of this Master's Dissertation is to analyze the use of fiction Literature in Geographic Education as a modeling strategy. From an analysis of the discourse - as methodology and language - of the first volume of The Continent, by Verissimo, the work is exemplified as fundamental in approaching issues related to the construction of the territory and the people of Rio Grande do Sul. It is understood the modeling as an essential concept in this approach, starting from Albert Bandura and his Cognitive Social Theory that observes in the concept the base of observational learning, especially in a symbolic way, that refers to learning by the influence of media models, in which Literature fits. As for the discursive notes of the work, it is expressed a misogynistic and patriarchal predominance in the discursive and ideological formation of the characters of the plot, who have in the women, black and indigenous links of the author with the critique of this culture in Rio Grande do Sul. perceived in an exclusive identity construction. Possibilities of a geographical and critical approach by the literary work and Literature are pointed out more broadly.The research interrelated Geography, reading and Literature, demonstrating the geographical character of Literature - even when not surrounded by geographic concepts - and the evolution of its use and importance in science, having, in the end, Geographical Education as a possibility of an approach critique of reality, in the understanding of the active subjects in the learning process from a geography that serves to understand the problems of the environment and the world, beyond the formality of education, but in a broad and focused way in the geographic reasoning.
Keywords: Aprendizagem observacional
Erico Verissimo
O tempo e o vento
Raciocínio geográfico
Rio Grande do Sul
Observational learning
Time and the wind
Geographical reasoning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: ROSA, Luciano Martins da. Literatura de ficção e Educação Geográfica: Tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo. 2019. 148f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4733
Issue Date: 31-May-2019
Appears in Collections:PPGeo: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdf2,2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons