Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4769
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Possibilidades no ensino de geografia: o uso de tecnologias educacionais digitais
Other Titles: Possibilities in geography teaching: the use of educational technologies
metadata.dc.creator: Knuth, Liliane Redu
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Liz Cristiane
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Spironello, Rosangela Lurdes
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho dá visibilidade às possibilidades das tecnologias digitais no ensino de Geografia. Utilizou-se de uma intervenção pedagógica com princípios de sala de aula invertida, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro na cidade de Canguçu - RS e teve como sujeitos da pesquisa os alunos do 9º ano do ensino fundamental. O objetivo geral consistiu em analisar a pertinência do uso da metodologia da sala de aula invertida (SAI) no ensino de Geografia como uma forma de aprimorar os processos de ensino e aprendizagem, tendo como foco o nono ano do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram: Identificar o potencial da tecnologia educacional disponível nessa escola. Avaliar a abordagem metodológica com o uso das TICs na proposta da SAI no ensino da Geografia. Contribuir de forma significativa para a reflexão teórica sobre a validade da SAI e das TICs no ensino da Geografia. Como a fundamentação teórica da pesquisa privilegiou os escritos de Contemporaneidade de Viviane Mosé (2013), Complexidade de Edgar Moram (2003), Hipermodernidade de Gilles Lipovestsky (2011), Conectivismo de George Siemens (2006) as Gerações e a Tecnologia de Marc Prensky (2010), a Sala de Aula Invertida de Jonathan Bergmann e Aaron Sams (2012) e para Redes o de David Harvey (2007); Milton Santos (1996,1997), Pierre Lévy (1999), Manuel Castlles(2003), entre outros autores. Salienta-se a metodologia sala de aula invertida como um caminho e possibilidade para aqueles professores que desejam promover o ensino e a aprendizagem com uso das TICs e mídias.Apresenta-se a sua aplicação por meio de uma intervenção pedagógica a fim de aproximar a teoria da prática. Conclui-se que o uso da tecnologia pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de Geografia. No entanto, a infra-estrutura,a localização da escola e os dispositivos que os alunos possuem, pode ser um limitador para as atividades que envolvam a internet e as tecnologias digitais. Por este motivo o professor precisa estar preparado para modificar a prática e adaptá-la aos recursos encontrados no lugar.
Abstract: The present work gives visibility to the possibilities of digital technologies in geography teaching. It used a pedagogical intervention with principles of flipped classroom, in the Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Soares Ribeiro in the city of Canguçu - RS and had as its subjects of research the students in the ninth grade of elementary school. The overall objective was to analyze the relevance of the use of the methodology of the flipped classroom (FC) in teaching Geography as a way to improve the teaching and learning processes, focusing on the ninth year of elementary school. The specific objectives were: to identify the potential of educational technology available at this school. Evaluate the methodological approach with the use of ICTs in the proposal of FC in Geography teaching. Contribute significantly to the theoretical reflection on the validity of the FC and ICT Geography teaching. As the theoretical foundation of the research focused on the writings of Viviane Mosé’s Contemporaneity (2013), Edgar Live’s Complexity (2003), Gilles Lipovestsky’s Hypermodernity (2011), George Siemen's Connectivism (2006) and Marc Prensky’s Generations of Technology (2010), inverted classroom Jonathan Bergmann and Aaron Sams (2012) and to the Networks of David Harvey (2007); Milton Santos (1996.1997), Pierre Lévy (1999), Manuel Castlles (2003), among other authors. The flipped classroom methodology as a way and possibility for those teachers who wish to promote the teaching and learning with ICT and media. It presents its application through a pedagogical intervention to bring the theory into practice. It is concluded that the use of technology can enhance the teaching and learning process of Geography. However, the infrastructure, the location of the school and students’ gadgets, can be an issue for the activities involving the internet and digital technologies. For this reason, the teacher must be prepared to modify the practice and adapt it to the features found where he teaches.
Keywords: TICs
Tecnologias educacionais
Sala de aula invertida
Ensino fundamental
Geografia
ICTs
Educational technologies
Flipped classroom
Elementary school
Geography
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: KNUTH, Liliane Redu. Possibilidades no ensino de geografia: o uso de tecnologias educacionais digitais. 2016. 207f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4769
Issue Date: 11-Mar-2016
Appears in Collections:PPGeo: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliane_Redu_Knuth_Dissertacao.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons