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http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4772
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | O ensino de fundamentos de climatologia nos livros didáticos de geografia do terceiro e quarto clclo do ensino fundamental |
metadata.dc.creator: | Rivaroli, Simone Portelinha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Collischonn, Erika |
metadata.dc.description.resumo: | presente trabalho tem como objetivo analisar diferentes coleções de livros didáticos em geografia, quanto a abordagem teórica – metodológica empregada para proporcionar a compreensão da climatologia no terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. Para tanto, no primeiro momento contextualiza o surgimento da climatologia como ramo da geografia física e a contribuição da mesma para a consolidação da geografia como conhecimento acadêmico e como conhecimento escolar. Em seguida, avalia as mudanças de abordagem da geografia física acadêmica ao longo do tempo e o quanto as abordagens que surgiram chegam à geografia que se ensina nas unidades escolares. Considera que para avaliar esta transposição para a geografia que se ensina nas escolas, documentos importantes a serem avaliados são os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Programa Nacional do Livro Didático e, mais detidamente, o próprio livro didático. Assim, das coleções mais utilizadas pelos professores da rede publica brasileira, foram selecionadas três para realizar a avaliação, no que se refere aos conteúdos ligados à climatologia, a presença das imagens para esta temática e as atividades ofertadas para mesma. Da análise resultou que há uma preponderância da climatologia baseada em normais climatológicas, como dado estático que define o quadro regional. A perspectiva dinâmica da climatologia se apresenta quando o texto trata da diferenciação dos conceitos de tempo e clima e dos problemas ambientais urbanos. Mudança climática, principalmente aquela preconizada pelo IPCC e pela Política do Clima, está presente nos livros do quarto ciclo.Nos livros, que tratam mais de estudos regionais, seja no Brasil ou no mundo, o clima é posto como uma condição prévia do regional com pouca relação com os demais aspectos físicos e sociais. Entre as imagens presentes nos livros predominam as imagens prova sobre imagens simplesmente ilustrativas, mas ainda são poucas as imagens interpretativas. Quanto às atividades propostas, os livros apresentam, além de questões diretas sobre o texto, sugestões de livros, filmes e sítios de busca na internet. Há poucas atividades que demandam a interação do aluno com a sua localidade. |
Abstract: | This work aims at analysing different geography textbook collections, taking into account the theoretical-methodological approach applied in order to facilitate comprehension of climatology for the third and fourth cycles of secondary school. For this purpose, firstly we will contextualize the emergence of Climatology as a field within Physical Geography and its contribution to the consolidation of Geography as both academic and classroom knowledge. Hereupon, we will evaluate the changes in the approach of academic Physical Geography through time and how much do the new approaches that arisen are actually applied in Geography as taught in schools. We consider that, in order to properly evaluate this transposition to Geography taught in schools, it is essential to evaluate the Brazilian National Curriculum Guidelines (Parâmetros Curriculares Nacionais), as well as the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático) and, in more detail, to focus on the textbooks themselves. Thus, regarding the most used collections by teachers in Brazilian Public Schools, we selected three to carry out the evaluation, considering the content related to Climatology, the presence of images in the subject area and the activities offered within it. The results show that there is a predominance of Climatology based on Climatological Normals, as static data that define the regional frame. The dynamic perspective of Climatology presents itself when the text deals with the differentiation between the concepts of time and climate and with urban environmental problems. Climate change, specially the one proposed by IPCC and the Climate Policy, is present in the textbooks used in the fourth cycle. In the books, which deal more closely with regional studies, be it in Brazil or in the rest of the world, climate is dealt with as a prior condition of the regional with little to no relation to other physical and social aspects.Among the images present in the books one can see more of evidence images than merely illustrative images, but there are still few interpretative images. Regarding the proposed activities, the books present, apart from direct questions about the text, book, film and search engine suggestions. There are few activities which demand the interaction of the student with his/her locality. |
Keywords: | Climatologia Ensino de geografia Livro didático Climatology Geography teaching Textbooks |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | RIVAROLI, Simone Portelinha. O ensino de fundamentos de climatologia nos livros didáticos de geografia do terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2016. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4772 |
Issue Date: | 24-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPGeo: Dissertações e Teses |
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