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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Estudo da dimensão ambiental no curso de Agronomia: estudo de caso
Other Titles: A study of environmental dimension that Agronomy course: case study
metadata.dc.creator: Galarraga, Vanessa Fabrica
metadata.dc.contributor.advisor1: Corrêa, Luciara Bilhalva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Corrêa, Érico Kunde
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é o resultado da análise do curso de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, denominado Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, e teve como objetivo o de investigar a dimensão ambiental dentro desta formação. Analisou-se o Projeto Pedagógico de Curso e as temáticas ambientais inseridas nos conteúdos e difundidas pelas disciplinas aos quais se aplicam. A escolha deste tema foi devido pelas intervenções feitas pela área agronômica no meio ambiente e pela necessidade dos(as) acadêmicos(as), em tratar a dimensão ambiental e a educação ambiental como parte de seu profissionalismo. Outra indagação presente nesta pesquisa é referente à interdisciplinaridade, se a mesma ocorreu ou não, em relação as suas matérias aplicadas no curso. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, sendo os dados obtidos pelo estudo de caso, que caracteriza uma investigação de caráter empírico do cenário. As procedências dos dados para o estudo se fizeram pela análise de conteúdo documental, pela pesquisa bibliográfica, através de entrevistas, entre a pesquisadora e os acadêmicos formandos voluntários. Os dados coletados foram analisados juntamente com a documentação levantada e com o referencial teórico que serviu de embasamento para a busca do objeto que apresentou, dentro das 61 disciplinas obrigatórias e 68 disciplinas optativas ofertadas, as temáticas ambientais em 13 disciplinas obrigatórias e oito disciplinas optativas, sendo cinco disciplinas obrigatórias que contemplam a normativa educação ambiental. Para os discentes formandos voluntários da pesquisa, os assuntos inerentes à dimensão ambiental ficaram superficialmente conectados aos seus fundamentos teóricos e práticos e, a sustentabilidade ambiental, ficou em prol da técnica de produção, não enfatizando a educação ambiental como processo de formação essencial para o(a) graduando(a) da FAEM. A interdisciplinaridade como aplicação de ensino foi deficiente, visto apenas em alguns projetos trabalhados em grupo e dependentes de pré-requisito para a evolução da aprendizagem.
Abstract: The present study is the result of the analysis of the Agronomy course of the Federal University of the Pelotas, called Agronomy College Eliseu Maciel, and aimed to investigate the environmental dimension within this training. The Pedagogical Project of Course was analyzed and the environmental themes included in the contents and disseminated by the disciplines to which they apply. The choice of this theme was due to the interventions made by the agronomic area in the environment and by the need of the academics, in addressing the environmental dimension and environmental education as part of their professionalism. Another question present in this research is related to interdisciplinarity, whether or not it occurred, in relation to its materials applied in the course. The research is of a qualitative descriptive nature, being the data obtained by the case study, which characterizes an empirical investigation of the scenario. The data for the study were performed by analyzing documentar content, by bibliographic research, through interviews, between the researcher and the volunteer students. The collected data were analyzed along with the documentation raised and with the theoretical framework that served as a basis for the search of the object that presented, within the 61 mandatory disciplines and 68 optative disciplines offered, environmental issues in 13 mandatory disciplines and eight elective disciplines, being five mandatory disciplines that contemplate the normative environmental education. For the volunteer students of the research, the issues inherent to the environmental dimension were superficially connected to their theoretical and practical foundations and, the environmental sustainability, was in favour of production technique, not emphasizing environmental education as essential to the formation process for the graduate to FAEM. The interdisciplinarity as a teaching application was deficient, seen only in some projects worked in group and dependents on prerequisite for the evolution of learning.
Keywords: Ciências ambientais
Educação ambiental
Interdisciplinaridade
Grade curricular
Sustentabilidade ambiental
Ciências agrárias
Environmental educacion
Interdisciplinarity
Curriculum
Environmental sustainability
Agrarian sciences
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Engenharias
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais
Citation: GALARRAGA, Vanessa Fabrica. Estudo da Dimensão Ambiental no Curso de Agronomia: estudo de caso. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4866
Issue Date: 17-Apr-2019
Appears in Collections:PPGCAmb: Dissertações e Teses

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