Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5564
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX. |
Other Titles: | The end of history of art: relationship between art and history in the late twentieth century. |
metadata.dc.creator: | Almeida, Diana Silveira de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Chaves, Larissa Patron |
metadata.dc.description.resumo: | No final dos anos 70 e no começo dos anos 80 do século XX, o artista francês Hérve Fischer, o historiador da arte alemão Hans Belting e o filósofo americano Arthur Danto, apresentaram teorias sobre a iminência do fim da arte e de sua história. No mesmo período, encontra-se em voga o pensamento da pós-modernidade e a teoria pós-estruturalista, além das mudanças que estão acontecendo nos âmbitos sociais, políticos e artísticos, as quais contribuíram para o embasamento da noção de “fim”. Por trabalhar com o tema de construções historiográficas, são consideradas teorias que pensam as possibilidades de manipulação através do discurso, as influências do tempo histórico do autor e suas próprias convicções, preferências, ideologias e imaginações que direcionam a escrita da história. Pergunta-se qual o significado de “fim” neste contexto, o que deixa de existir na escrita da história, quais as mudanças na teoria da história e na teoria da arte e, quais seriam suas perspectivas a partir de então. Para a revisão historiográfica acerca do fim da história da arte, essa esta dissertação procura relações e cruzamentos entre os saberes da Arte, da História e outras disciplinas, no intuito de ampliar o conhecimento sobre o tema. |
Abstract: | In the late 70s and early 80s of the twentieth century, the French artist Hervé Fischer, the German art historian Hans Belting and the American philosopher Arthur Danto, presented theories about the imminence of the end of art and its history. In the same time are in vogue the thought of post-modernity and post-structuralist theory, besides the changes that are happening in the social, political and artistic fields, which contribute to the notion of “end”. By working with the theme of historiographical constructions, theories are considered to think the possibilities of manipulation through the speech, the influences of the author's historical time and their own beliefs, preferences, ideologies and imaginations that direct the writing in history. The question is what is the meaning of "order" in this context, which ceases to exist in the writing of history, what changes in the theory of history and theory of art, and what their prospects from then. For a historiographical review about the end of art history, this dissertation seeks relationships and intersections between the knowledge of art, history and other disciplines, in order to increase knowledge about the subject. |
Keywords: | Historiografia História da arte Teoria da história Pós-modernidade Histórias relacionais Historiography Art history Theory of history Post modernity Connect stories |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | ALMEIDA, Diana Silveira de. O fim da história da arte: relações entre arte e história no final do século XX. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5564 |
Issue Date: | 10-Jun-2016 |
Appears in Collections: | PPGH: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diana Silveira de Almeida_Dissertacao.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License