Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5581
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente” (1939 – 1940), de Hal Foster. |
Other Titles: | Behind the Cloak and Dagger: the newmedievalism in “Prince Valiant”, of Hal Foster (1939 – 1940). |
metadata.dc.creator: | Albuquerque, Mauricio da Cunha |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Daniele Gallindo Gonçalves |
metadata.dc.description.resumo: | A Idade Média está em alta no universo pop atual. No cinema, na literatura, nas séries de TV, nos jogos eletrônicos e de tabuleiro, no Heavy Metal, ou em feiras e eventos culturais, a temática medieval está presente em todas as formas, estilos e cores que se possa imaginar. Nesta segunda década do século XXI, pesquisadores vinculados ao Studies in Medievalism – corrente anglo-americana voltada ao estudo dos usos e apropriações do passado medieval – propuseram-se a (re)formular um conceito teórico capaz de abarcar e explicar as nuances destas novas interfaces do medievo com a cultura do entretenimento – o chamado neomedievalismo. À luz deste referencial, estudamos a série em quadrinhos “Prince Valiant – In the Days of King Arthur”, criada pelo ilustrador canadense Harold Foster, em 1937. A proposta consiste em analisar como a Idade Média é representada no contexto de transição dos anos 1930 para 1940, momento em que os EUA ainda não haviam se recuperado dos danos econômicos e psicológicos causados pela Grande Depressão e os regimes totalitários avançacam a passos largos sobre o velho continente. Além das influências artístico-literárias advindas do romantismo, da ilustração comercial e da literatura infantil, destacamos que as aventuras do Príncipe Valente, ambientadas numa versão fantástica do século V, são repletas de referências à cultura e ao imaginário nacional estadunidense, como o mito da fronteira e do self-made man. Já entre os anos de 1939 e 1940, a série toma uma nova direção, tornando-se ainda mais engajada com os acontecimentos da época. Neste período de um ano, Foster narra a “Guerra Contra os Hunos”, arco de história que pode ser lido como uma crítica ao regime nacional-socialista alemão. Buscamos aqui esmiuçar as estratégias criativas e os jogos de referências histórico-culturais utilizadas pelo autor para engendrar tal discurso, explorando, assim, as relações existentes entre a produção de uma ficção histórica com vistas ao lucro e a inserção de elementos de cunho ideológico em tal processo. |
Abstract: | The Middle Ages are high in the current pop universe. The medieval theme is present in every imaginable form, style and color in film, literature, TV series, electronic and board games, Heavy Metal, or cultural fairs and events. In this second decade of the twenty-first century, researchers of the Studies in Medievalism - the Anglo-American scholarship devoted to the study of the uses and appropriations of the medieval past - proposed to (re) formulate a theoretical concept capable of covering and explaining the nuances of these new interfaces of the Middle Ages with entertainment culture - the so-called neomedievalism. Based on this reference, we study the comic series "Prince Valiant - In the Days of King Arthur", created by the Canadian illustrator Harold Foster in 1937. The proposal consists of analyzing how the Middle Ages is represented in the transition context of the 1930s by 1940, when the United States had not yet recovered from the economic and psychological damage caused by the Great Depression, and totalitarian regimes were striding forward over the old continent. In addition to the artistic and literary influences of Romanticism, commercial illustration and children's literature, we highlight that the adventures of Prince Valiant, set in a fantastic version of the fifth century, are replete with references to the culture and the American national imaginary, so as the myth of frontier and the self-made man. Already between the years of 1939 and 1940, the series takes a new direction, becoming even more engaged with the events of it's time. In this one-year period, Foster chronicles the "Hunen Wars", an arc of history that can be read as a critique of the German national-socialist regime. We seek here to explore the creative strategies and sets of historical-cultural references used by the author to engender such discourse, thus exploring the relations between the production of a historical fiction for profit and the insertion of ideological elements in such process. |
Keywords: | História Neomedievalismo Recepção do Medievo Quadrinhos Príncipe Valente Studies in Medievalism History Neomedievalism Reception of the Middle Ages Comics Prince Valiant |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citation: | ALBUQUERQUE, Mauricio da Cunha. Por Trás da Capa e da Espada: o neomedievalismo em “Príncipe Valente”, de Hal Foster (1939 – 1940). 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/5581 |
Issue Date: | 20-Mar-2019 |
Appears in Collections: | PPGH: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAURICIO DA CUNHA ALBUQUERQUE_Dissertacao.pdf | 7,87 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License