Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7149
metadata.dc.type: | article |
Title: | Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música |
Other Titles: | Del girasol a las redes: la cibercultura como posible superación del aislamiento geográfico de docentes de música. From the sunflower to the web: cyberculture as a possible way to overcome the geographic isolation of music academics |
metadata.dc.creator: | Borba, Marcelo Barros de Louro, Ana Lúcia |
Abstract: | Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
Keywords: | Ensino superior Instituições regionais Docentes universitários Educação musical Higher education Regional institutions University professors Musical education |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | UNESPAR |
Citation: | BORBA, M. B.; LOURO, A. L. M. E. . Do girassol às redes: cibercultura como possível superação do isolamento geográfico de docentes de Música. Revista NUPEM (Online), v. v. 8, p. 227-246, 2016. Disponível em: http://revistanupem.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/299. Acesso em: 1 de março de 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.299Neste artigo é feita a aproximação de dois trabalhos de pesquisa que investigam professores de instrumentos musicais no ensino superior a partir de entrevistas, dentro de uma metodologia de História Oral Temática, em cidades consideradas por eles como periféricas. Nos dois trabalhos é feito um recorte das narrativas dos professores: no primeiro, em relação a um sentido de isolamento geográfico experienciado pelos professores; no segundo, em relação a direcionamentos sobre a superação do isolamento através de elementos da cibercultura. Pretende-se contribuir para os debates sobre a área de música em instituições regionais. Tal debate pode, possivelmente, ser ampliado para outras áreas de conhecimento, na medida em que os professores também se sintam isolados e possam utilizar recursos da cibercultura para buscar superar tal situação. |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7149 |
Issue Date: | 2016 |
Appears in Collections: | Música: Artigos de periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Do_girassol_as_redes.pdf | 562,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License