Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7262
metadata.dc.type: | masterThesis |
Title: | Identidade docente : processo de construção no espaço social de uma escola pública |
Other Titles: | Teacher identity: construction process in the social space of a public school |
metadata.dc.creator: | Silva, Lucas Serpa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Carlos, Lígia Cardoso |
metadata.dc.description.resumo: | A dissertação trata do processo de construção identitária de professores, privilegiando o trabalho docente na escola. Busca compreender a identidade docente por meio da educação geográfica em interface com estudos sobre formação de professores, tratando-a como processo contínuo, que se constitui a partir das vivências, valores, significados, experiências cotidianas de cada sujeito, sobretudo no seu lugar de atuação. A pesquisa se realiza em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na área urbana do município de Capão do Leão, no sul do estado do Rio Grande do Sul. Tendo como referência o método autobiográfico, utiliza entrevistas narrativas para a coleta de dados e princípios da análise de conteúdo para o seu tratamento. As entrevistas constam de cinco narrativas que contemplam trajetórias profissionais e pessoais que abarcam elementos que indicam a influência do espaço social da escola no trabalho docente e no processo de formação das identidades profissionais. No processo, espaço social, lugar e microterritorialidade foram os conceitos que sustentaram as análises. Assim, o grupo entrevistado destaca o aprendizado com o outro, a prática cotidiana, o tamanho reduzido da escola e a proximidade nas relações sociais desenvolvidas com a comunidade escolar como principais contributos no processo de constituição das suas identidades docentes. |
Abstract: | The dissertation deals with the process of teacher identification construction, privileging the teaching work at school. It seeks to comprehend the teacher identity through geographic education in interface with studies on teacher training, dealing it as an ongoing process, which is constituted from the experiences, values, meanings, daily experiences of each subject, especially in its site of action. The research is carried out in a public school of Elementary Education located in the urban area of the municipality of Capão do Leão, in the south of the Rio Grande do Sul state. Using as a reference the autobiographical method, it uses narrative interviews for data collect and principles of content analysis for its treatment. The interviews consist in five narratives contemplate professional and personal trajetories wich embrace elements that indicate the influence of social space of school in teaching work and in the process of professional identities formation. In the process, social space, site and microterritoriality were the concepts that supported the analysis. Thereby, the interviewed group emphasize the learning with the other, the daily practice, the reduced size of the school and the proximity in social relations developed with the scholar community as main contributions in the process of constitution of their teaching identities. |
Keywords: | Identidades docentes Formação de professores Escola básica Espaço social Teacher identities Teacher training Elementary school Social space |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPel |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Humanas |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | SILVA, Lucas Serpa da. Identidade docente: Processo de construção no espaço social de uma escola pública. 2020. 96f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2020. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7262 |
Issue Date: | 4-Jun-2020 |
Appears in Collections: | PPGeo: Dissertações e Teses |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucas_Serpa_da_Silva_dissertação.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License