Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7462
metadata.dc.type: doctoralThesis
Title: Didática e identidades: corpos em movimento de licenciandos de um curso de Letras
Other Titles: Didactics and identities: moving bodies of graduates of the language course
metadata.dc.creator: Assumpção, Ieda Lourdes Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Letícia Fonseca Richthofen de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar/analisar os efeitos de sentido constituídos nas entrevistas narrativas de três licenciandos de um Curso de Letras de uma universidade comunitária do sul do Brasil. A pretensão foi estudar como a didática poderia fomentar uma prática pedagógica insurgente a partir da análise de narrativas sobre como estes alunos lidam com tais conceitos e passam a operar com eles na construção de suas identidades docentes a partir da(s) linguagem(ns). Para tanto, o estudo foi embasado no campo da Linguística Aplicada Indisciplinar, em sintonia com os Estudos Culturais, tendo como argumento a relação entre a linguagem e a produção de identidades, considerando a função que as narrativas desempenham no processo de construção identitária, no sentido de propor uma organização dos discursos nos espaços sociais. Assim, a metodologia proposta está pautada na análise das narrativas dos licenciandos a partir da utilização da didática. O resultado desta investigação quanto à formação de professores aponta indícios para refletir sobre a perspectiva da decolonialidade, das propostas e das estratégias formativas vivenciadas por meio das mediações didáticas promovidas ao longo do curso de formação dos sujeitos de pesquisa.
Abstract: This research aimed to investigate/analyze the effects of meaning constituted in the narrative interviews of three students of a Language Course from a community university in southern Brazil. The intention was to study how didactics could foster an insurgent pedagogical practice from the analysis of narratives about how these students deal with these concepts and start operating with them in the construction of their teaching identities from language(s). To this end, the study was based on the field of Indisciplinary Applied Linguistics, in tune with Cultural Studies, based on the relationship between language and the production of identities, considering the role that narratives play in the process of identity construction, in order to propose an organization of discourses in social spaces. Therefore, the methodology proposed is based on the analysis of the narratives of the undergraduates from the use of didactics. The result of this investigation regarding teacher education points to clues to reflect on the perspective of decoloniality, proposals and formative strategies experienced through didactic mediations promoted throughout the training course of research subjects.
Keywords: Letras
Identidades
Formação de professores
Didática
Decolonialidade
Narrativas
Identities
Teachers formation
Didactics
Decoloniality
Narratives
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Centro de Letras e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: ASSUMPÇÃO, Ieda Lourdes Gomes de. Didática e identidades: corpos em movimento de licenciandos de um Curso de Letras. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2020.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7462
Issue Date: 30-Nov-2020
Appears in Collections:PPGL: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Ieda_Assumpcao.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons