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metadata.dc.type: masterThesis
Title: Narrativas da abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de história (1889-1930).
Other Titles: Narratives of the Abolition of slavery in Brazil in History textbook (1889-1930).
metadata.dc.creator: Pinto, Patrícia Duarte
metadata.dc.contributor.advisor1: Manke, Lisiane Sias
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa como a Abolição da escravidão no Brasil foi abordada em livros didáticos de História publicados entre os anos de 1889-1930, observando o espaço concedido à temática nos livros e aos agentes sociais eleitos como protagonistas nas narrativas. Para a realização da pesquisa foram selecionados livros didáticos de História que possuíssem o conteúdo Abolição da escravidão nos seguintes acervos: Acervo de Livros Didáticos de História do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL); Centro de Documentação de História da Educação da Faculdade de Educação (CEDOC/UFPEL); Centro de Memória e pesquisa Hisales (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros escolares); e no Laboratório de ensino e material didático da USP (LEMAD), que disponibiliza livros didáticos de história digitalizados em seu site institucional. Desta forma, tal investigação permitiu que se analisasse como o tema foi abordado nos livros didáticos de História selecionados e se compreendesse as narrativas desenvolvidas por diferentes autores a partir do contexto em que foram publicadas as obras. Os livros didáticos foram divididos por décadas de publicação de modo a estabelecer as categorias de análise de conteúdo. Assim, a partir da metodologia da análise de conteúdo, aplicada em 19 obras, constatou-se que durante a Primeira República houve uma ampliação da abordagem acerca da Abolição nas narrativas históricas didáticas. Além disso, é percebível que cada autor abordou a temática contemplando diferentes aspectos, tais como: a Abolição vista como uma data (13 de maio de 1888); a Abolição vista como fato histórico protagonizado pelo ato da Princesa Isabel; a Abolição como um movimento; a Abolição como resultado de ações parlamentares do Império, leis e abolicionistas; e a Abolição vista como resultado de uma propaganda. A partir da análise das fontes é possível notar que as narrativas apresentadas nos livros didáticos de História acerca da Abolição da escravidão apresentam uma determinada compreensão da história que contribuiu para perpetuar a ideia de que a população escravizada não teria participado desse processo. Portanto, a história da Abolição nas narrativas didáticas é construída, no período pesquisado, de modo que se compreenda a Abolição como uma concessão à população negra. Os textos apresentados possuem a “experiência do tempo” daqueles autores e editores que viveram no pós-abolição e escreveram sob a influência historiográfica da época.
Abstract: This study analyzes how the Abolition of slavery in Brazil was approached in History textbooks published between the years 1889-1930, observing the space granted to the theme in books and the social agents elected as protagonists in the narratives. To carry out the research, History textbooks were selected that had the content Abolition of slavery - in the following collections: History Textbook Collection from the History Teaching Laboratory (LEH / UFPEL); Documentation Center for the History of Education of the Faculty of Education (CEDOC / UFPEL); Hisales Memory and Research Center (History of Literacy, Reading, Writing and School Books); and the USP Teaching and Didactic material Laboratory (LEMAD), which makes digitized history textbooks available on its institutional website. In this way, this investigation allowed us to analyze how the theme had been approached in the selected History textbooks and to understand the narratives developed by different authors from the context in which the works were published. Textbooks were divided by decades of publication in order to establish the categories of content analysis. Thus, based on the content analysis methodology, apply in 19 works, it was found that during the First Republic there was an expansion of the approach to Abolition in didactic historical narratives. In addition, it is noticeable that each author addressed the theme with different aspects, such as: Abolition seen as a date (May 13, 1888); the Abolition seen as one that saw the historical fact starring the act of Princess Isabel; Abolition as a movement; Abolition as a result of parliamentary actions by the Empire, laws and abolitionists; and Abolition as a result of propaganda. From the analysis of the sources, it is possible to notice that the narratives presented in the History textbooks about the Abolition of slavery present a certain understanding of history that contributed to perpetuating the idea that the enslaved population would not have participated in this process. Therefore, the history of Abolition in didactic narratives is constructed, in the researched period, so that Abolition is understood as a concession to the black population. The texts presented have of the “experience of time” of those authors and editors who lived in the post-abolition and wrote under the historiographic influence of the time.
Keywords: Abolição
Narrativas
Livros didáticos de História
Abolition
Narratives
History textbooks
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: PINTO, Patrícia Duarte. Narrativas da Abolição da escravidão no Brasil em livros didáticos de História (1889-1930). 2021. 145f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8089
Issue Date: 23-Apr-2021
Appears in Collections:PPGH: Dissertações e Teses

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