Please use this identifier to cite or link to this item:
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8152
metadata.dc.type: | book |
Title: | Projeto Pedagógico Institucional (2022 - 2036): metodologia participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas |
metadata.dc.creator: | Universidade Federal de Pelotas |
Abstract: | O atual Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da UFPel data de 1991, com atualização em 2003. A partir dele são definidos os princípios orientadores, a missão e a visão da universidade, que refletem as concepções da comunidade acadêmica. O documento vigente traz itens que, de certa forma não remetem mais ao perfil de formação da UFPel, tais como, por exemplo, a oferta de cursos seqüenciais e cursos profissionalizantes de ensino médio, entre outros. Por outro lado, existem demandas que não estão contempladas, ou mesmo, ainda não pensadas no texto, como o perfil dos técnicos administrativos em educação (TAEs). A necessidade de atualização do PPI justifica-se tendo em vista as mudanças ocorridas na sociedade, desde a última atualização (2003), bem como as transformações evidenciadas na UFPel, tanto em termos de ampliação do número de cursos de graduação e de pós-graduação, matrículas, servidores (docentes e TAEs), ofertas de eventos de extensão, projetos de pesquisa cadastrados, mas, sobretudo, em relação às políticas institucionais de democratização do acesso, que tornou a universidade mais diversa e plural; quanto em termos de atuação e impactos das ações universitárias no cenário local/regional, nacional e internacional. |
Keywords: | Educação Projeto Político Pedagógico |
metadata.dc.language: | por |
Publisher: | Universidade Federal de Pelotas |
Citation: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto Pedagógico Institucional (2022-2036) [recurso eletrônico]: metodologia Participativa para elaboração do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas: Publicações Oficiais UFPel, 2021. |
metadata.dc.rights: | OpenAccess |
URI: | http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8152 |
Issue Date: | Sep-2021 |
Appears in Collections: | Publicações Oficiais UFPel: Livros |
This item is licensed under a Creative Commons License