Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9084
metadata.dc.type: masterThesis
Title: Entre os conhecimentos geográficos e a aprendizagem autorregulada: o curso desafio pré-universitário como comunidade de formação e profissionalização docente
Other Titles: Entre el conocimiento geográfico y el aprendizaje autorregulado: el curso desafío preuniversitario como comunidad para la formación y profesionalización docente
metadata.dc.creator: Berdet, Maiara Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Liz Cristiane
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa de mestrado, teve por intuito pensar a formação de professores na perspectiva de suas narrativas de autoformação durante o período de formação inicial e participação no projeto Desafio pré-universitário da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o olhar atento sobre a aprendizagem autorregulada, como uma contribuição para a formação inicial do professor de geografia. A trama metodológica é inspirada no método de compreensão cênica (SANTAMARINA, MARINA, 1994; MARINAS, 2007; ABRAHÃO, FRISON, 2019) e, ocorre a partir de dois polos centrais: o Projeto Desafio Pré-universitário e os professores de Geografia que participaram ativamente do projeto por algum tempo durante a formação inicial. Entende-se o Desafio como espaço de formação e a realização da profissão docente, como salienta Nóvoa (2017, p. 1121) uma formação centrada na profissão, e uma profissão vinculada com a formação, com experiência e vivencia para aprender a ser professor. Estes professores mostram em suas trajetórias a busca pela autocompetência em ser professor e, encontraram no Desafio a experiência que eles julgavam necessário naquele momento, para torná-los competentes para ensinar geografia, assim, as atribuições causais estão localizadas num espaço de aprendizagem, bem como a sensação de controle, mesmo que minimamente da sala de aula e a busca por estabilidade ao ensinar geografia. Por conseguinte, os professores julgaram sua autoeficácia ao fazer parte do projeto, pois queriam ensinar geografia da melhor forma possível para seus alunos. A experiência com o projeto Desafio tornou-os de alguma forma eficazes em ensinar a matéria, e compreender a comunidade de aprendizagem constituída naquele espaço. As motivações dos professores em participar do Desafio se deram pelo desejo de tornar-se competente e eficaz ao ensinar geografia, pode-se dizer que o tornar-se professor requer diversas atividades, crenças, e atitudes, a participação no projeto possibilitou a experiência de estar em sala de aula e compreender a sua dinâmica, além de criar relações possíveis com a geografia e a sua formação inicial. A partir das narrativas de autoformação, pretendeu elucidar as variáveis associadas a aprendizagem autorregulada para compreender este processo multidimensional, idiossincrático e contextual, com os três professores entrevistados, cada um narrando sua trajetória com o Desafio e como foi tornar-se professor de geografia. Nesta singularidade de narrativas observou-se a importância da variável do contexto, visto que, no coletivo de professores que naquele momento participaram do Desafio junto com os docentes colaboradores da pesquisa, configurou-se um processo relacional com a atividade contextual com o lugar e com as pessoas que se encontravam naquela comunidade de aprendizagem, denominando-se a casa da formação (NÓVOA, 2017).
Abstract: La presente investigación de maestría tuvo como objetivo pensar la formación docente desde la perspectiva de sus narrativas de autoformación durante el período de formación inicial y participación en el proyecto Desafío preuniversitario de la Universidad Federal de Pelotas (UFPel), con una mirada atenta a la aprendizaje autorregulado, como aporte a la formación inicial del profesor de geografía. La trama metodológica se inspira en el método de comprensión escénica (SANTAMARINA, MARINAS, 1994; MARINAS, 2007; ABRAHÃO, FRISON, 2019) y se desarrolla a partir de dos polos centrales: el Proyecto Desafío Preuniversitario y los profesores de Geografía que participaron activamente del el proyecto durante algún tiempo durante la formación inicial. El reto se entiende como un espacio de formación y realización de la profesión docente, como Nóvoa (2017, p. 1121) destaca una formación centrada en la profesión, y una profesión ligada a la formación, con experiencia para aprender a ser profesor. Estos docentes muestran en sus trayectorias la búsqueda de la autocompetencia en el ser docente y encontraron en el Desafío la experiencia que consideraron necesaria en ese momento, para hacerlos competentes para enseñar geografía, así, las atribuciones causales se ubican en un espacio de aprendizaje, así como la sensación de control, aunque sea mínimamente, del aula y la búsqueda de estabilidad a la hora de enseñar geografía. Por lo tanto, los profesores juzgaron su autoeficacia como parte del proyecto, ya que querían enseñar geografía de la mejor manera posible para sus alumnos. La experiencia con el proyecto Desafío los hizo de alguna manera efectivos en la enseñanza del tema y en la comprensión de la comunidad de aprendizaje constituida en ese espacio. Las motivaciones de los docentes para participar del Reto estuvieron dadas por el deseo de volverse competentes y efectivos al momento de enseñar geografía, se puede decir que convertirse en docente requiere de diferentes actividades, creencias y actitudes, la participación en el proyecto permitió experimentar el ser en el aula y comprender su dinámica, además de crear posibles relaciones con la geografía y su formación inicial. A partir de las narrativas de autoformación, se pretendió dilucidar las variables asociadas al aprendizaje autorregulado para comprender este proceso multidimensional, idiosincrásico y contextual, con los tres docentes entrevistados, narrando cada uno su trayectoria con el curso y cómo fue convertirse en un profesor de Geografía. En esta singularidad de narrativas, se observó la importancia de la variable contexto, ya que, en el colectivo de profesores que en ese momento participaban del reto junto a los profesores colaboradores de la investigación, se configuró un proceso relacional con la actividad contextual con la lugar y con las personas que estaban en esa comunidad de aprendizaje, llamándola la casa de formación (NÓVOA, 2017)
Keywords: Geografia
Formação de professores
Aprendizagem autorregulada
Narrativas de autoformação
Compreensão cênica
Formación de profesorado
Aprendizaje autorregulado
Narrativas de autoformación
Comprensión escénica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: BERDETE, M. M. Entre os conhecimentos geográficos e a aprendizagem autorregulada: o curso Desafio Pré-universitário como comunidade de formação e profissionalização docente.Orientadora: Liz Cristiane Dias, 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Istituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9084
Issue Date: 2-Jun-2022
Appears in Collections:PPGeo: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maiara_Moreitra_Berdete_Dissertação.pdf832,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons