Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9220
metadata.dc.type: masterThesis
Title: A Campanha da legalidade de 1961 na imprensa, as repercussões sobre o movimento nas páginas da Tribuna da Imprensa e do Diário de Notícias
metadata.dc.creator: Zarnot, Ângelo Bierhals
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Aristeu Elisandro Machado
metadata.dc.description.resumo: Em 1961 o Brasil se deparou com uma grave crise política que colocou em xeque a nossa democracia. A renúncia de Jânio Quadros, eleito democraticamente, após sete meses no cargo de chefe da nação, despertou a cobiça e o sentimento golpista de civis e militares que não desejavam que o então vice-presidente João Goulart assumisse o cargo de presidente. Uma campanha em prol da legalidade institucional e da posse de João Goulart teve início no Rio Grande do Sul, na figura do então governador Leonel Brizola como liderança. A luta pela legalidade tomou grandes proporções e ganhou as páginas de importantes jornais brasileiros, esta pesquisa tem por objetivo analisar como a Campanha da Legalidade de 1961 foi apresentada nas páginas do jornal Diário de Notícias (RS) e do Tribuna da Imprensa (RJ), e como se posicionaram estes periódicos ao longo da crise.
Abstract: In 1961, Brazil faced a serious political crisis that put our democracy in check, the resignation of Jânio Quadros, democratically elected, to seven months in the position of head of the nation, it aroused the greed and the coup feeling of civilian and soldiers who did not want the then vice presidente João Goulart assume the position of presidente. A campaign in favor of institutional legality and the inauguration of João Goulart began in Rio Grande do Sul, with then governador Leonel Brizola as the leader. The fight for legal took on great proportions and gained the pages of important Brazilian newspapers. This research aims to analyze how the Legality Campaing of 1961 was presented in the pages of the newspapers Diário de Notícias (RS) and Tribuna da Imprensa (RJ), and how these periodicals positioned themselves during the crisis.
Keywords: Legalidade
Tribuna da Imprensa
Diário de Notícias
Imprensa
Legality
Press
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Humanas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: ZARNOT, Ângelo Bierhals. A Campanha da Legalidade de 1961 na imprensa, as repercussões sobre o movimento nas páginas da Tribuna da Imprensa e do Diário de Notícias. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/9220
Issue Date: 24-Apr-2022
Appears in Collections:PPGH: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angelo_Zarnot_Dissertação.pdf1,63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons