Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/ri/2683
metadata.dc.type: masterThesis
Title: A Matemática de Concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma intervenção didática na Educação Básica
Other Titles: Math Concrete: working with angles in construction with a view to a didactic intervention in Basic Education
metadata.dc.creator: Alves, Gilson Leandro Pacheco
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa na área de Educação Matemática pretendeu compreender como se dá a relação entre saberes escolarizados e os saberes produzidos e utilizados na construção civil. Visando identificar possíveis aproximações/distanciamentos entre o fazer matemático de uma sala de aula e de um canteiro de obras, realizou-se uma coleta de dados em dois contextos: entrevistas com trabalhadores da construção civil e acompanhamento das atividades e entrevistas com uma turma de alunos de graduação de licenciatura em matemática. As informações fornecidas por esses dois grupos foram tratadas sob a luz da Etnomatemática, âncora teórica dessa pesquisa. Produzido em um programa de pós-graduaçáo que visa atuar no desenvolvimento e qualificação de professores da Educação Básica, este trabalho traz como resultado principal a apresentação da “matemática do outro” e as possíveis articulações entre as diferentes Etnomatemáticas. Espera-se que este estudo torne-se subsídio para reflexão sobre os limites e potencialidades de se inserir as práticas dos canteiros de obras como apoio pedagógico no ensino da matemática, sobretudo da geometria, tanto na Educação Básica quanto na formação de professores.
Abstract: The present research in the area of Mathematic Education intended to understand how the relation between the schooled knowledge and knowledge produced in civil construction happens. Aiming to identify possible approximations/distances between mathematic uses in a classroom and in a construction site, a data collection was realized in two contexts: interviewing civil construction workers and interviewing and monitoring activities of a undergraduate math students' classroom. The informations provided by this two groups were treated under the light of ethnomathematics, main theoretical source of this research. Produced in a program of post graduation that aims to act in the development and qualification of Basic Education teachers, this work brings as a main result the presentation of "the other's math" and the possible articulations between different ethnomathematics. It is expected that this research become subside to a reflection between limits and potentialities of inserting the practices of the construction sites as pedagogical support of teaching math, specially of geometry, such in Basic Education as also in the formation of mathematic teachers.
Keywords: Contextualização
Cultura
Etnomatemática
Contextualization
Culture
Ethnomatematics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
metadata.dc.publisher.initials: UFPel
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: ALVES, Gilson Leandro Pacheco. A Matemática de Concreto: o trabalho com ângulos na construção civil com vistas a uma intervenção didática na Educação Básica. 2014. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
metadata.dc.rights: OpenAccess
URI: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2683
Issue Date: 1-Jul-2014
Appears in Collections:Pós-Graduação em Ensino de ciência e matemática: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gilson Leandro Pacheco Alves_Dissertação.pdfDissertação de Gilson Leandro Pacheco Alves2,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Gilson Leandro Pacheco Alves_Produto da Dissertação.pdfProduto da Dissertação de Gilson Leandro Pacheco Alves1,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons