Please use this identifier to cite or link to this item: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/ri/2737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOurique, João Luis Pereira-
dc.creatorAbott, Milena de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-25T16:08:11Z-
dc.date.available2015-11-25T16:08:11Z-
dc.date.issued2015-07-22-
dc.identifier.citationABOTT, Milena de Oliveira. Payador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma cultura. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufpel.edu.br/handle/ri/2737-
dc.description.abstractThe present paper aims at discussing the poetical-musical production in Rio Grande do Sul based on the intertexuality and interdisciplinarity perspectives in the nine compositions that are part of the LP (Long Play) Payador, Pampa and Guitar, by Noel Guarany and Jayme Caetano Braun. Among the productions presented on the LP it is found songs, payadas and poems. The thematic of the record proposes the cultural/ideological unit between Brazilian gaúchos and Uruguayan and Argentinian gauchos. In this context of crossing frontiers it is possible to realize that its content surpasses the limits related to local and regional colour. Also, this is a work that arises in a cultural moment in which there were few publication of poem books, and the poets found in music and songs, a space of prestige in society for their publications. Such phenomenon did not occur in Rio Grande do Sul only, but all over Brazil and Latin America. In the Brazilian literature there is a tradition with the orality and, the oral genres have an important role in Rio Grande do Sul’s regional scenery. In addition, Payador, Pampa and Guitar integrates the scenery that highlights the existence of the regional musical style, with the production of songs more dedicated to the reflexion on the cultural formation of the gaúcho and platino people.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2015-11-25T14:09:03Z No. of bitstreams: 2 Payador, pampa e guitarra.pdf: 2180223 bytes, checksum: ec2cc31f5ff81efa96384b61d63c6f07 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Aline Batista (alinehb.ufpel@gmail.com) on 2015-11-25T16:06:12Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Payador, pampa e guitarra.pdf: 2180223 bytes, checksum: ec2cc31f5ff81efa96384b61d63c6f07 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-25T16:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Payador, pampa e guitarra.pdf: 2180223 bytes, checksum: ec2cc31f5ff81efa96384b61d63c6f07 (MD5) license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Previous issue date: 2015-07-22en
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.subjectRegionalismopt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectCanção nativistapt_BR
dc.subjectProvincialismpt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.titlePayador, Pampa e Guitarra: tempo, espaço e ecos de uma culturapt_BR
dc.title.alternativePayador, Pampa and Guitar: time space and echoes of a culture.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorID004.467.660-38pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483382Z0pt_BR
dc.contributor.advisorID723.160.800-06pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777519E8pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa discute sobre a produção poético-musical do Rio Grande do Sul a partir das perspectivas de intertextualidade e interdisciplinaridade presentes nas nove composições que integram o LP (Long Play – disco de vinil) Payador, Pampa e Guitarra, de Noel Guarany e Jayme Caetano Braun. Dentre as produções apresentadas no LP, encontram-se canções, payadas e poemas. A temática do disco propõe uma aproximação cultural/ideológica entre gaúchos brasileiros e gauchos uruguaios e argentinos. Dentro desse contexto de entrecruzamento de fronteiras, é possível perceber que seu conteúdo ultrapassa os limites relacionados à cor local e ao regional. Além disso, essa é uma obra que surge num momento cultural em que havia poucas publicações de livros de poemas, e os poetas encontravam na música, na canção, um espaço de prestígio na sociedade para as suas publicações. Esse fenômeno não ocorreu somente no âmbito regional sul-rio-grandense, mas em todo Brasil e na América Latina. Na literatura brasileira há uma tradição com a oralidade, e os gêneros orais adquirem papel de importância no cenário regional do Rio Grande do Sul. Além do mais, Payador, Pampa e Guitarra integra o cenário que marca a passagem do estilo musical regional, passando a produzir canções mais engajadas com a reflexão sobre a formação cultural do povo gaúcho e platino.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Letras e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Appears in Collections:Pós-Graduação em Letras: Dissertações e Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Payador, pampa e guitarra.pdfDissertação Milena de Oliveira Abott2,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons