Browsing by Advisor "Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib"
Now showing items 1-17 of 17
-
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes.
(2014-04-16)O estudo aqui apresentado investigou quatro professoras “primárias” aposentadas que trabalharam entre as décadas de 1940-1980. A pesquisa partiu do interesse em saber o que revelam professoras da educação básica, autoras ... -
Concepções dos acadêmicos do Curso de Pedagogia em relação à Matemática: as implicações da/na formação
(2011-02-23)Esse trabalho apresenta a discussão sobre as possibilidades de mudanças de concepções dos futuros(as) professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm em relação à Matemática quando com eles desenvolve-se uma ... -
Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do Curso de Enfermagem.
(2007-03-21)Esse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que estão ... -
Encontro sobre o Poder Escolar como formação de professores: compreensões a partir de suas idealizadoras.
(2019-08-23)A presente pesquisa teve como objetivo central compreender as concepções das idealizadoras do evento intitulado “Encontro sobre o Poder Escolar” em relação à formação de professores. Outro objetivo foi perceber quais ... -
Ensinar Física a partir dos conhecimentos que os alunos explicitam: desafios e limites de uma prática pedagógica.
(2009-09-17)Este estudo expõe, analisa e discute os resultados de um trabalho metodológico desenvolvido sob a hipótese de trabalhar conteúdos de Física a partir do que os alunos explicitam sobre os conhecimentos que carregam em sua ... -
Formação continuada de docentes da educação profissional: entendendo processos.
(2016-07-18)Este trabalho de pesquisa buscou investigar os movimentos realizados pelos professores do Curso de Especialização em Ensino de Ciências, do Campus Camaquã, com o objetivo de compreender se esta movimentação se constituía ... -
Formação e desenvolvimento profissional a partir da prática docente: perspectivas das professoras de educação básica.
(2020-07-17)Este trabalho de pesquisa buscou investigar se (como) professoras que atuam nos anos iniciais em uma escola de educação básica no munícipio de Pelotas/RS entendem suas práticas pedagógicas como possibilidade de formação e ... -
Formação inicial de professores de Matemática: como se (des) articulam as disciplinas de formação pedagógica e as de formação específica?
(2008-05-23)O presente trabalho teve como foco a formação inicial de professores de matemática. O objetivo central foi compreender a formação dos professores de matemática da Universidade Federal de Pelotas, a partir da implantação ... -
A formação nas Licenciaturas em Dança das universidades públicas federais gaúchas pela voz das(os) docentes formadoras(es): O que é que essas(es) “profes” têm?.
(2019-11-08)Esta tese foi desenvolvida dentro da linha de pesquisa “Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas”. Apresenta uma investigação com abordagem qualitativa e com inspiração em Estudos de Casos Múltiplos. Buscamos ... -
Identidade e formação de docentes universitários: reflexões acerca das visões de professores bacharéis
(2018-04-23)O presente estudo teve como objetivo compreender como os bacharéis que ministram aulas de cálculo e física no Instituto de Física e Matemática da Universidade Federal de Pelotas se constroem e se identificam docentes do ... -
A iniciação à docência de jovens professores na universidade.
(2015-03-06)Este trabalho de pesquisa buscou investigar, analisar e estudar teoricamente os jovens professores universitários iniciantes na tentativa de compreender quem são, como se fazem docentes e o que fazem em aula na relação ... -
O professor no curso de Tecnologia em Design de Moda: o conhecimento específico e a formação pedagógica para o exercício da docência.
(2020-07-16)Este estudo buscou compreender as expressões de professores do curso de Tecnologia em Design de Moda (IFSul), quando instigados a falar sobre sua formação, suas experiências em sala de aula e sobre os conhecimentos necessários ... -
Professoras iniciantes nos anos iniciais: saberes e práticas como perspectiva articuladora para a sua constituição docente.
(2020-07-16)A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender como as professoras iniciantes vão se constituindo e se identificando profissionalmente. Outros objetivos desta investigação foram analisar como as professoras ... -
Professores leigos em escolas rurais: trajetórias de vida profissional de um passado (re)visitado.
(2008-05-21)Esta dissertação apresenta estudo realizado no período 2006/2008 tendo como foco principal o processo de formação pessoal e profissional de professoresleigos da zona rural no município de Pelotas (RS). A temática em ... -
Publicitário ou professor? Observando a docência desenvolvida em sala de aula.
(2016-05-03)Ao observar o cenário do ensino superior e considerando que a docência neste âmbito, no Brasil, vem sendo desenvolvida dentro de uma perspectiva de expansão da educação universitária, tem-se hoje, uma educação de nível ... -
As repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais - REUNI no fazer docente de professores universitários.
(2016-04-28)Esta pesquisa objetivou investigar e analisar as repercussões do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais- Reuni no fazer docente de professores universitários da Universidade ... -
Tornando-se Professor Universitário: os primeiros passos na docência
(2013)Essa pesquisa teve como foco a constituição da docência universitária nos primeiros anos de carreira. A fase inicial da docência é um período de intensas aprendizagens da profissão e se torna um campo profícuo de ...