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dc.creatorSilva, Amanda Costa dapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:20:49Z
dc.date.available2013-07-31pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:20:49Z
dc.date.issued2013-03-27pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Costa da. Era uma vez um cinema: o caso do Cine-Theatro Independência e os mecanismos de preservação do patrimônio de Santa Maria (RS). 2013. 117 f. Dissertação (Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1044
dc.description.abstractThe central objective of this essay was to reflect about the Cine-Theatro Independência s process of tipping, at Santa Maria (RS), discussing the conflicts related to heritage preservation and memorials choices. This place was inaugurated in 1922 in the central square of the city. Throughout more than 70 years, it staged performances, meetings and reunions gatherings, besides daily views of movies. Although Santa Maria have other great representation spaces for the cultural scene of the city, Cine Independência was the only movie theater in town that went through a process of tipping. This process, however, went so nebulous and seemingly confused. Currently, the space is mischaracterized and houses the Popular Shopping of Santa Maria. Therefore, this study aimed to identify, from the site's history and the process of tipping, elements that were crucial to the well reached the current situation, performing a reflection on the conflicts that underlie this process. For this, a literature has developed in relation the city's history, its cultu ral spaces and Cine Independência, contextualizing with other major cities of the state, as preservationists regarding public policies and memory and heritage concepts. In addition, it was searched documentation linked to this process of tipping, as well, along with the city archives, images and articles published in journals. Finally, if conducted an interview with former mayor of Santa Maria, seeking thus to better understand how this process took place and the constitution of the Popular Shopping of Santa Mariaeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCine-Theatro Independênciapor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectTombamentopor
dc.subjectHeritageeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectTippingeng
dc.titleEra uma vez um cinema: o caso do Cine-Theatro Independência e os mecanismos de preservação do patrimônio de Santa Maria (RS)por
dc.title.alternativeEra uma vez um cinema: o caso do Cine-Theatro Independência e os mecanismos de preservação do patrimônio de Santa Maria (RS)eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5712768971416833por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4451406034191031por
dc.description.resumoO objetivo central dessa pesquisa foi refletir sobre o processo de tombamento do prédio que abrigou o Cine-Theatro Independência, em Santa Maria (RS), debatendo os conflitos referentes à preservação do patrimônio e às escolhas memoriais. O espaço foi inaugurado em 1922, na praça central da cidade. Ao longo de seus mais de 70 anos, foi palco de apresentações artísticas, encontros e reuniões sociais, além das exibições diárias de filmes. Apesar de Santa Maria possuir outros espaços de grande representatividade para o cenário cultural do município, o Cine Independência foi o único cine-teatro da cidade que passou por um processo de tombamento. Esse processo, entretanto, transcorreu de forma nebulosa e aparentemente confusa. Atualmente, o espaço está descaracterizado e abriga o Shopping Popular de Santa Maria. Dessa forma, esse trabalho buscou identificar, a partir do histórico do local e do processo de tombamento, que elementos foram decisivos para que o bem chegasse à atual situação, realizando uma reflexão sobre os conflitos que permeiam esse processo. Para isso, se desenvolveu uma pesquisa bibliográfica tanto em relação à história da cidade, seus espaços culturais e o Cine Independência, contextualizando com outras importantes cidades do estado, quanto referente às políticas públicas preservacionistas e aos conceitos de memória e patrimônio. Além disso, se buscou a documentação ligada a esse processo de tombamento, bem como, junto a acervos da cidade, imagens e matérias publicadas em periódicos. Por fim, se realizou uma entrevista com o ex-prefeito de Santa Maria, buscando, assim, compreender melhor de que forma se deu esse processo e a constituição do Shopping Popular de Santa Mariapor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanaspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Culturalpor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Michelon, Francisca Ferreirapt_BR


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