A arte vitral do século XX em Pelotas, RS
Abstract
Para compreender a manifestação da arte do vitral do século XX na
cidade de Pelotas, foi necessário conhecê-la em seu aspecto geral, seu
processo evolutivo, histórico, suas características tecnológicas e compositivas,
assim como seu processo de degradação. A partir de uma metodologia de
levantamento instrumentalizado com fichas cadastrais, foi possível identificar
treze exemplares de vitrais na zona central da cidade de Pelotas. Os
exemplares foram analisados quanto as suas características formais e
tecnológicas e, também, quanto aos aspectos de conservação e alterações
causadas pela ação do tempo ou pela intervenção humana. A análise permitiu
identificar diferentes tipologias de vitrais, que r seja sob o olhar tecnológico quer
sob o olhar iconográfico. O levantamento dos exemplares de vitrais pelotenses,
feito nesta pesquisa, mostrou serem estes representativos do poder econômico
e cultural da cidade e que, apesar de grandes lacunas, pode-se considerar que
estes representam uma manifestação cultural com influência europeia sem, no
entanto, se vincular à tradição portuguesa, e que, sendo um símbolo de
progresso econômico e social da cidade, sua manufatura pouco se alterou
desde as suas origens. Os vitrais religiosos identificados remontam à tradição
medieval da narrativa e da presença da marca dos doadores. Os vitrais
profanos trazem características decorativas representando motivos florais ou
bucólicos, vinculados à tradição da Arte Nova e dos movimentos de Artes
Aplicadas