Show simple item record

dc.contributor.advisorGugliano, Alfredo Alejandropt_BR
dc.creatorMiranda, Sandro Ari Andrade de
dc.date.accessioned2014-08-20T13:46:44Z
dc.date.available2010-01-21pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:46:44Z
dc.date.issued2009-10-13pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Sandro Ari Andrade de. O local e o global na periferia da globalização: a Agenda 21 como alternativa democrática na Região Sul do Rio Grande do Sul (Pelotas, São José do Norte e São Lourenço do Sul). 2009. 238 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1584
dc.description.abstractGlobalization is a process of intensification of relations on a global scale that related to the ecological crisis, causing major social, environmental and economic issues, calling into question the current development model. As a counterpart of this situation, several alternatives are being built locally, with particular reference to Agenda 21, participatory mechanism, arising from an agreement signed by 179 countries at the National Conference of the United Nations for Sustainable Development 1992 in Rio de Janeiro . The present study had as its central theme the construction of sustainable alternative development, based on participatory democratic processes in cities located in peripheral region, within the context of economic, social and political globalization. In the specific case, Southern São Lourenço do Sul and São José do Norte. The practical reality of the cities studied, it was found that all cases had the initiative of the municipality, and the results point to the political marginalization of Agenda 21 within the municipal administrative structure, the same spot with a share of the population in their development, being limited to environment policy. This marginalization is reinforced by the discontinuity government. In all cases, we found a relatively organized civil society and participatory, composing an emerging public sphere, but that did not prevent the emptying of the projects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAgenda 21por
dc.subjectDemocracia participativapor
dc.subjectDesenvolvimento localpor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectParticipatory democracyeng
dc.subjectLocal developmenteng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectSustentainabilityeng
dc.titleO local e o global na periferia da globalização: a Agenda 21 como alternativa democrática na Região Sul do Rio Grande do Sul (Pelotas, São José do Norte e São Lourenço do Sul)por
dc.title.alternativeThe local and the Global in the outskirts of Globalization: Agenda 21 as a democratic alternative in the southern region of Rio Grande do Sul (Pelotas, São José do Norte and São Lourenço do Sul).eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3035071378090556por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7061679675350682por
dc.description.resumoA globalização é um processo de intensificação de relações em escala mundial que associada à crise ecológica, provoca grandes problemas sociais, ambientais e econômicos, colocando em xeque o atual modelo de desenvolvimento. Como forma de contrapor esta situação, várias alternativas estão sendo construídas em âmbito local, com destaque para a Agenda 21, mecanismo participativo, oriundo de acordo assinado por 179 países na Conferência das Nacionais Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, de 1992, no Rio de Janeiro. O presente estudo teve como tema central a construção de alternativas sustentáveis de desenvolvimento, a partir de processos democráticos participativos, em cidades situadas em região periférica, dentro do contexto econômico, social e político da globalização. No caso específico, Pelotas, São Lourenço do Sul, e São José do Norte. No plano prático da realidade das cidades estudadas, foi constatado que todos os processos tiveram iniciativa da municipalidade, e os resultados obtidos apontam para a marginalização política da Agenda 21 dentro da estrutura administrativa municipal, mesmo contado com uma participação significativa da população na sua elaboração, ficando limitadas às políticas ambientais. Esta marginalização é reforçada pela descontinuidade governamental. Em todos os casos, foi possível encontrar uma sociedade civil relativamente organizada e participativa, compondo uma esfera pública emergente, mas que não impediu o esvaziamento dos projetos.por
dc.publisher.departmentInstituto de Sociologia e Políticapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOpor
dc.publisher.countryBRpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record