Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos da prática autocontrolada e da percepção de relacionamento social na aprendizagem de uma tarefa motora aquática
dc.creator | Gonzalez, Daniela Hollweg | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:49:06Z | |
dc.date.available | 2013-02-08 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:49:06Z | |
dc.date.issued | 2012-03-26 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONZALEZ, Daniela Hollweg. Effects of self-controlled practice and perceived social relatedness on the learning of an aquatic motor skill.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Peltas, 2012. | por |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1770 | |
dc.description.abstract | This study investigated the effects of both self-controlled practice and the giving of information that induces a perceived affection (relatedness) on aquatic motor skill learning. Forty recreational swimmers of both sexes participated. They performed a swimming task at different intensities. The swimmers wee divided into four groups. Two groups received a self-controlled knowledge of results (KR), one having a positive feeling of relatedness (SKP) and the other a neutral feeling of relatedness (SKN). The other two groups received an equivalent KR, one having a positive feeling of relatedness (EKP) and the other a neutral feeling of relatedness (EKN). The varied perception of relatedness was also manipulated in the groups. Through the analysis of the data with ANOVA, using the statistical package SPSS, it was concluded that the SKP group obtained better results in all the phases. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Aprendizagem motora | por |
dc.subject | Motor skill learning | eng |
dc.subject | Feedback | por |
dc.subject | Teoria da autodeterminação | por |
dc.subject | Micro-teoria das necessidades psicológicas básicas | por |
dc.subject | Self-determination theory | eng |
dc.title | Efeitos da prática autocontrolada e da percepção de relacionamento social na aprendizagem de uma tarefa motora aquática | por |
dc.title.alternative | Effects of self-controlled practice and perceived social relatedness on the learning of an aquatic motor skill. | eng |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483878D7 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3 | por |
dc.description.resumo | O objetivo estudo foi investigar os efeitos da prática autocontrolada e do fornecimento de informações induzindo percepções de relacionamento social na aprendizagem de uma tarefa motora aquática. Espera-se que sujeitos que pratiquem de forma autocontrolada e recebam informações induzindo percepções positivas de afetividade ou relacionamento social apresentem maior aprendizagem de uma tarefa motora aquática do que sujeitos que recebam prática externamente controlada e/ou não recebam tais informações. Participaram como sujeitos da pesquisa 40 nadadores recreacionais de ambos os gêneros, os quais realizaram uma tarefa de nadar em diferentes intensidades. Estes foram divididos em quatro grupos, dois que receberam CR de forma autocontrolada, um com indução à percepção positiva de relacionamento social, o ACP (Autocontrolado Positivo), e outro com percepção neutra, o ACN (Autocontrolado Neutro); e outros dois que receberam CR de forma equiparada, externamente controlada, também um com indução à percepção positiva, o ECP (Externamente Controlado Positivo) e outro com indução à percepção neutra de relacionamento social, o ECN (Externamente Controlado Neutro). Foram realizadas Análises de Variância (ANOVA) para verificar as eventuais diferenças entre tentativas e grupos para todas as fases, separadamente para cada fase. O teste de Tukey foi utilizado para verificar as diferenças específicas. Os dados foram analisados através do programa estatístico SPSS, versão 13.0. Através da análise dos dados, realizada através da ANOVA, pôde-se concluir que os grupos que receberam prática autocontrolada e indução a percepção positiva de relacionamento social obtiveram maior aprendizagem que os outros grupos. | por |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.contributor.advisor1 | Clark, Suzete Chiviacowsky | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.