Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorGonzalez, Daniela Hollwegpt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:06Z
dc.date.available2013-02-08pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:06Z
dc.date.issued2012-03-26pt_BR
dc.identifier.citationGONZALEZ, Daniela Hollweg. Effects of self-controlled practice and perceived social relatedness on the learning of an aquatic motor skill.. 2012. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Peltas, 2012.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1770
dc.description.abstractThis study investigated the effects of both self-controlled practice and the giving of information that induces a perceived affection (relatedness) on aquatic motor skill learning. Forty recreational swimmers of both sexes participated. They performed a swimming task at different intensities. The swimmers wee divided into four groups. Two groups received a self-controlled knowledge of results (KR), one having a positive feeling of relatedness (SKP) and the other a neutral feeling of relatedness (SKN). The other two groups received an equivalent KR, one having a positive feeling of relatedness (EKP) and the other a neutral feeling of relatedness (EKN). The varied perception of relatedness was also manipulated in the groups. Through the analysis of the data with ANOVA, using the statistical package SPSS, it was concluded that the SKP group obtained better results in all the phases.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAprendizagem motorapor
dc.subjectMotor skill learningeng
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectTeoria da autodeterminaçãopor
dc.subjectMicro-teoria das necessidades psicológicas básicaspor
dc.subjectSelf-determination theoryeng
dc.titleEfeitos da prática autocontrolada e da percepção de relacionamento social na aprendizagem de uma tarefa motora aquáticapor
dc.title.alternativeEffects of self-controlled practice and perceived social relatedness on the learning of an aquatic motor skill.eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483878D7por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3por
dc.description.resumoO objetivo estudo foi investigar os efeitos da prática autocontrolada e do fornecimento de informações induzindo percepções de relacionamento social na aprendizagem de uma tarefa motora aquática. Espera-se que sujeitos que pratiquem de forma autocontrolada e recebam informações induzindo percepções positivas de afetividade ou relacionamento social apresentem maior aprendizagem de uma tarefa motora aquática do que sujeitos que recebam prática externamente controlada e/ou não recebam tais informações. Participaram como sujeitos da pesquisa 40 nadadores recreacionais de ambos os gêneros, os quais realizaram uma tarefa de nadar em diferentes intensidades. Estes foram divididos em quatro grupos, dois que receberam CR de forma autocontrolada, um com indução à percepção positiva de relacionamento social, o ACP (Autocontrolado Positivo), e outro com percepção neutra, o ACN (Autocontrolado Neutro); e outros dois que receberam CR de forma equiparada, externamente controlada, também um com indução à percepção positiva, o ECP (Externamente Controlado Positivo) e outro com indução à percepção neutra de relacionamento social, o ECN (Externamente Controlado Neutro). Foram realizadas Análises de Variância (ANOVA) para verificar as eventuais diferenças entre tentativas e grupos para todas as fases, separadamente para cada fase. O teste de Tukey foi utilizado para verificar as diferenças específicas. Os dados foram analisados através do programa estatístico SPSS, versão 13.0. Através da análise dos dados, realizada através da ANOVA, pôde-se concluir que os grupos que receberam prática autocontrolada e indução a percepção positiva de relacionamento social obtiveram maior aprendizagem que os outros grupos.por
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowskypt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem