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dc.contributor.advisorVeronez, Luiz Fernando Camargopt_BR
dc.creatorBueno, Marcos Cordeiro
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:09Z
dc.date.available2013-02-28pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:09Z
dc.date.issued2012-02-27pt_BR
dc.identifier.citationBUENO, Marcos Cordeiro. O Fetiche da Capoeira Patrimônio: Quem quer abrir mão da história da capoeira?. 2012. 274 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1785
dc.description.abstractThis research sought to identify the assumptions of the process of the capoeira patrimony. For Both, this cultural well was historically considered, listing the main moments that metamorphosed from its early records still exist, its criminalization and decriminalization, its subsumption to capital to its most advanced stage of evolution as a Cultural Patrimony of Brazil. As a result of this process was analyzed from the discourses contained in documents that formalize their patrimony as well as the public policies implemented to capoeira to date. Countersigned by historical and dialectical materialism, this research found that the capoeira to be recognized by the Brazilian State, is perpetrated by the commodity fetish, so that its producers - Masters and Teachers - and its practitioners need to pay attention to the exploitation of the inherent labor relations for the production of capoeira at this stage of commodification. It was shown that the way in which the Brazilian government has proposed to encourage capoeira, two trends are implicit crucial to the future of cultural well: The first is the denial of its history, reducing its character of "resistance" to the mode of production capitalist in instrument of "world peace", the latter manifests itself to propose, in response to community desire for improved capoeirana of their class status, the regulation of the profession of capoeira. With this, the official tandem repeat history as it is happening in the field of physical education, which after being regulated has nothing to celebrate. It is concluded that the community capoeirana reference the capoeira as "cultural well" - founded the historical project of the working class that is beyond the capital - and not "patrimony", because it represents a "showcase" by the Brazilian capoeira to the world, which in turn does not guarantee the permanence and update of its existence, separating it from its historical characteristics. At the same time that the state fulfills its function effectively and perform cultural policies for the capoeira unit without her bourgeois ideology, but given the incentive to all teachers who owns his legacy, regardless of age or amount of benefit. Policies that are put into practice the help of barns in the organization of a democratic and transparent, unlike the evidence regarding the interference of the MinC / IPHAN / GTPCeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectProjeto hHistóricopor
dc.subjectBem culturalpor
dc.subjectFetiche da mercadoriapor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectHistorical projecteng
dc.subjectCultural welleng
dc.subjectCommodity fetishismeng
dc.subjectPatrimonyeng
dc.titleO Fetiche da Capoeira Patrimônio: Quem quer abrir mão da história da capoeira?por
dc.title.alternativeThe Fetish of Capoeira Patrimony: Who wants to give the history of capoeira?eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133371E2por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707055Z6por
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou apreender os pressupostos do processo de patrimonialização da capoeira. Para tanto, esse bem cultural foi analisado historicamente, elencandose os principais momentos que a metamorfosearam, desde seus primeiros registros ainda existentes, sua criminalização e descriminalização, sua subsunção ao capital até seu estágio evolutivo mais avançado como Patrimônio Cultural do Brasil. Em decorrência desse processo, foi analisado os discursos contidos dos documentos que a oficializam em sua forma patrimônio, bem como as políticas públicas implementadas para a capoeira até o presente momento. Referendada pelo Materialismo Histórico e Dialético, essa pesquisa constatou que a capoeira, ao ser reconhecida pelo Estado brasileiro como patrimônio cultural, está perpetrada pelo fetiche da mercadoria, de modo que seus produtores Mestres e Professores e seus praticantes necessitam atentar-se para a exploração inerente das relações de trabalho para produção da capoeira nesse estágio de mercadorização. Foi evidenciado que a forma em que o Estado brasileiro tem se proposto a incentivar a capoeira, estão implicitas duas tendências cruciais para o futuro desse bem cultural: A primeira é pela negação de sua história, reduzindo seu caráter de resistência ao modo de produção capitalista a intrumento de paz no mundo ; a segunda manifestase no sentido de propor, em resposta a ânsia da comunidade capoeirana por melhorias de sua condição de classe, a regulamentação da profissão da capoeira. Com isso, o discurso oficial tande a repetir a história tal qual vem ocorrendo no campo da educação física, a qual após ser regulamentada nada tem a comemorar. Conclui-se que a comunidade capoeirana referende a capoeira como bem cultural alicerçada no projeto histórico da classe trabalhadora que está para além do capital e não patrimônio , pois o mesmo representa uma vitrinização da capoeira pelo Estado Brasileiro para o mundo, que em troca não garante a permanência e atualização de sua existência, decompondo-a de suas características históricas. Ao mesmo tempo, sugere-se que o Estado cumpra sua função e efetivamente execute políticas culturais para a capoeira sem aparelhá-la a ideologia burguesa, mas garantindo o incentivo a todos os mestres que detém seu legado, sem distinção de idade, nem quantidade de beneficiados. Políticas que devem por em prática o auxilio na organização dos capoeiras de maneira democrática e transparente, diferentemente do que evidenciamos com relação as ingerências do Ministério da Cultura via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e do Grupo de trabalho Pró-Capoeirapor
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor


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