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dc.contributor.advisorNunes, Volmar Geraldopt_BR
dc.creatorYussef, Shadia Mussa
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:09Z
dc.date.available2013-02-28pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:09Z
dc.date.issued2012-03-26pt_BR
dc.identifier.citationYUSSEF, Shadia Mussa. Efeitos do uso da assistência física autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio em indivíduos com comprometimento motor pós Acidente Vascular Encefálico. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1788
dc.description.abstractRecent studies on motor learning have shown the effectiveness of the practice that incorporates some form of self-learning and performance of a motor task (JANELLE, 1997; CHIVIACOWSKY & WULF, 2002). In the present study aims to investigate whether the benefits generated by the typical practice self-control subjects are also found in individuals with motor impairment after stroke.The subjects, 26 adults of both sexes, with injury after stroke for at least 6 months, will be divided into two groups. A group of often self-controlled feedback (self) and a yoked group, which will receive feedback in a controlled externally, similar to a group subject to a self-controlled. The task of balance with demand, is to ride a pedal for some distance in the shortest possible time. All attempts to start with the foot contralateral to hemiparesis. A timer will be used to measure the movement time (MT), ie, the time needed to walk with the pedal to the starting line finish line. The research will consist of an acquisition phase, where participants will conduct 20 trials of practice, and a retention phase, 24 hours after the acquisition phase, in which four attempts to hold practice.The subjects of the group self, will be told they can use to support the upper limb support in attempts in which they find necessary.Yoked to subjects in the group, will be informed that in some trials should use the support and not others. The retention phase is performed without support in both groups. Before testing, subjects should be informed that the task at top speedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAprendizagem motorapor
dc.subjectPrática com autocontrolepor
dc.subjectFeedbackpor
dc.subjectAcidente vascular encefálicopor
dc.subjectAcidente vascular cerebralpor
dc.subjectAssistência físicapor
dc.subjectReabilitaçãopor
dc.subjectNeuroplasticidadepor
dc.subjectMotor learningeng
dc.subjectPractice self-controleng
dc.subjectFeedbackeng
dc.subjectStrokeeng
dc.subjectPhysical assistanceeng
dc.subjectRehabilitationeng
dc.subjectNeuroplasticityeng
dc.titleEfeitos do uso da assistência física autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade motora de equilíbrio em indivíduos com comprometimento motor pós Acidente Vascular Encefálicopor
dc.title.alternativeEffects of self-controlled use of physical assistance in learning motor skill of balance in individuals with motor impairment after Strokeeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248495D1por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dopor
dc.description.resumoEstudos recentes sobre aprendizagem motora têm indicado a efetividade da prática que incorpora alguma forma de autocontrole na aprendizagem e na performance de uma tarefa motora (JANELLE, 1997; CHIVIACOWSKY & WULF, 2002). No presente estudo objetiva-se investigar se os benefícios gerados pela prática autocontrolada em sujeitos típicos também serão encontrados em sujeitos com comprometimento motor após acidente vascular encefálico (AVE). Os sujeitos, 26 adultos de ambos os sexos, com lesão pós AVE há pelo menos 6 meses, serão distribuídos em dois grupos. Um grupo com frequência de feedback autocontrolado (self) e um grupo que receberá feedback de forma externamente controlada (yoked), equiparados um a um aos sujeitos do grupo autocontrolado. A tarefa, com demanda de equilíbrio, consistirá em andar de pedalo por certa distância no menor espaço de tempo possível. Todas as tentativas iniciarão com o pé contralateral à hemiparesia. Um cronômetro será utilizado para medir o tempo de movimento (TM), ou seja, o tempo necessário para andar com o pedalo da linha de partida até a linha de chegada. A pesquisa constará de uma fase de aquisição, onde os participantes realizarão 20 tentativas de prática, e uma fase de retenção, 24 horas após a fase de aquisição, em que realizarão quatro tentativas de prática. Aos sujeitos do grupo self, será informado que poderão utilizar o suporte para apoio dos membros superiores nas tentativas em que acharem necessário. Aos sujeitos do grupo yoked, será informado que em algumas tentativas deverão utilizar o suporte e em outras não. A fase de retenção será realizada sem auxílio do suporte em ambos os grupos. Antes da realização do teste, os sujeitos serão informados que deverão realizar a tarefa na maior velocidade possívelpor
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor


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