Show simple item record

dc.creatorHeidrich, Caroline Valentept_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:11Z
dc.date.available2013-10-16pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:11Z
dc.date.issued2013-02-22pt_BR
dc.identifier.citationHEIDRICH, Caroline Valente. Efeitos da ameaça do estereótipo na aprendizagem motora do futebol feminino. 2013. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1800
dc.description.abstractRecent studies have shown that expectations and mindsets can affect not only performance (Chalabaev, Sarrazin, Stone & Cury, 2008), but also the learning of motor skills (Wulf, Chiviacowsky & Lewthaite, 2012). The objective of the present study was to investigate the influence of stereotype threat on learning a sport skill in women. Method: Participants practiced 15 trials of a soccer dribbling task, and their learning was observed in a retention test, one day later. Before practice, they received instructions introducing the task as involving athletic speed/power capacities, where women normally perform worse than men (stereotype threat group - ST), or as involving agility/coordination capacities, where women normally can perform better than men (reduced stereotype threat group - RST). After practice, they filled out a questionnaire measuring self-efficacy. Results: Participants of the RST group showed significant motor performance and learning advantages, as well as increased self-efficacy levels, than the ST group. Conclusions: The findings provide evidence that the learning of sport skills can be affected by the use of instructions designed to reduce stereotype threat. They add to the growing evidence of the impact of social-cognitive factors on motor skill learning.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEstereótipopor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectStereotypeeng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectFootballeng
dc.titleEfeitos da ameaça do estereótipo na aprendizagem motora do futebol femininopor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449248T6por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790109E3por
dc.description.resumoEstudos recentes têm demonstrado que expectativas e atitudes podem afetar não apenas a performance (Chalabaev, Sarrazin, Stone & Cury, 2008), mas também a aprendizagem de habilidades motoras (Wulf, Chiviacowsky & Lewthaite, 2012). O objetivo do presente estudo foi investigar a influência da ameaça do estereótipo sobre a aprendizagem de uma habilidade motora esportiva em mulheres. Todos os participantes praticaram quinze tentativas de uma tarefa de driblar do futebol e a aprendizagem foi observada através de testes de retenção. Antes da prática, os participantes receberam instruções introduzindo a tarefa como envolvendo as habilidades atléticas de força e potência, onde normalmente as mulheres desempenham pior do que os homens (grupo ameaça do estereótipo - AE), ou como envolvendo agilidade/coordenação, onde as mulheres podem normalmente desempenhar melhor do que os homens (grupo ameaça do estereótipo reduzido - AER). Após a prática, todos preencheram um questionário medindo autoeficácia. Os participantes do grupo AER demonstraram vantagens significativas de performance e aprendizagem motora, assim como um maior nível de autoeficácia do que o grupo AE. Tais resultados fornecem evidência de que a aprendizagem de habilidades motoras esportivas pode ser influenciada pelo uso de instruções delineadas a fim de reduzir a ameaça do estereótipo. Eles podem ser adicionados à evidência, crescente na literatura, do impacto de fatores sócio-cognitivos sobre a aprendizagem de habilidades motoraspor
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Clark, Suzete Chiviacowskypt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record