Mostrar registro simples

Memories, Looks and Adventures: the experience of Excursionism in Physical Education Formation

dc.contributor.advisorRigo, Luiz Carlospt_BR
dc.creatorPereira, Enio Araujo
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:13Z
dc.date.available2009-06-17pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:13Z
dc.date.issued2009-03-26pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, Enio Araujo. Memórias, Olhares e Aventuras: a experiência do excursionismo na formação em Educação Física. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1821
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEsportes de aventurapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectAdventure sportspor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectProfissional formation environmentpor
dc.titleMemórias, Olhares e Aventuras: a experiência do excursionismo na formação em Educação Físicapor
dc.titleMemories, Looks and Adventures: the experience of Excursionism in Physical Education Formationpor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771306D6por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763044Y8por
dc.contributor.advisor-co1Peil, Luciana Marins Nogueirapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775649P2por
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo resgatar memórias das atividades na natureza desenvolvidas nas aulas práticas da disciplina de Excursionismo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas e verificar quais foram os aspectos mais significativos revelados pelos alunos a respeito dessas práticas. Para o estudo, utilizamos a narrativa e a artografia para mapear documentos dos registros imagéticos (fotos e filmes), escritos e falados (questionários, avaliações, depoimentos), referentes a essas atividades. A partir dos poimentos dos alunos, extraídos das respostas do questionário de avaliação da disciplina, realizamos algumas reflexões sobre as palavras e olhares dos mesmos em relação às aulas práticas. Dentre os aspectos revelados aparecem a interação das lações entre sujeito, meio ambiente natural e sua preservação; o fortalecimento das aprendizagens e conhecimento pela experiência; a potencialização das atitudes, das sensibilidades e das relações sociais; e a troca de conhecimentos através da indissociabilidade e da interdisciplinaridade como contribuições para a formação acadêmica. Concluímos o estudo assinalando a importância de as Atividades Físicas na Natureza conquistarem um espaço maior nos currículos dos cursos superiores de Educação Física, ampliando e intensificando as intervenções no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.por
dc.description.resumoThis work describes a rescue of memories of activities in nature development in practice classes of subject of Excursionism of degree in Physical Education in University Federal of Pelotas and check which was the more significant aspects reveled by the students about these practices. To the study we used the narrative and cartography to map documents of imagetic registers (photos and films), wrote and spoken (questionaries, evaluations, point of views) refered to these activities. According to the student s opinions took to the answers of evaluations questionary of subject, we realize some reflextions about words and point of views of them in relation to the practice classes.Among the aspects revelead appered the interaction of relations between the citizen and natural environment and its preservation; the strengthening of learning and knowledge by experience, the potentialization of actitudes, the sensibility and social relations, and exchange of knowledge through the indissociability, and interdisciplinarity as contributions to the academic formation. To conclude the study we point the importance of Physical activities in nature get a bigger space in curriculum of high courses of Physical Education, extending and intensifying the intervations in range education of research and extensionpor
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples