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Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física.
dc.contributor.advisor | Veronez, Luiz Fernando Camargo | pt_BR |
dc.creator | Both, Vilmar José | |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T13:49:14Z | |
dc.date.available | 2009-07-15 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-08-20T13:49:14Z | |
dc.date.issued | 2009-03-23 | pt_BR |
dc.identifier.citation | BOTH, Vilmar Jose. Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física. 2009. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1825 | |
dc.description.abstract | This research deals with the current changes in the working world, occurring through the production restructuring and reconfiguration of the role of the state, launched in response to the crisis of capital for which it exists in the 70s of the twentieth century, and its mediation in Education Physics. Thus, the study began bringing the concepts of practical work and abstract work, showing that it is a characteristic of capitalist society. We analyzed that to maintain the hegemonic capital will expand its mediation by extending their way to organize life for all and with it causing serious problems for workers and the environment. From this analysis, enter more specific in Physical Education, where we observe the relationship that was historically the dominant teaching project during the prevalence of work organization in its structure Taylorist/Fordist. Also, we analyze the changes that have occurred in recent decades on work and training in physical education, when making the relationship with the general context, to grasp the entire process. Thus, in addition to data already collected in other studies, we conducted interviews with ten employees in the area, aiming to raise more data on the employment relations of Physical Education. Finally, we demonstrate the character of adjusting to the capital that the training area is encouraging and point to the Extended Degree as an alternative training based on the polytechnic, showing a bias critical to the capitalist mode of production and the need for overcome the same. To that end, alerted to the need for advances in the organization of unions for the union of the class struggle of the working class. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | por |
dc.rights | OpenAccess | por |
dc.subject | Mundo do trabalho | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Formação profissional | por |
dc.subject | World of work | eng |
dc.subject | Physical education | eng |
dc.subject | Training | eng |
dc.title | Mudanças no mundo do trabalho e suas mediações na Educação Física. | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177279U2 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707055Z6 | por |
dc.description.resumo | Essa pesquisa trata das atuais mudanças no mundo do trabalho, que ocorrem mediante a reestruturação produtiva e a reconfiguração do papel do Estado, lançadas como resposta do capital à crise pela qual o mesmo perpassou na década de 70 do século XX, bem como, suas mediações na Educação Física. Para tanto, iniciamos o estudo trazendo os conceitos de trabalho concreto e trabalho abstrato, demonstrando que este último é uma característica específica da sociedade capitalista. Analisamos que para se manter hegemônico o capital vai ampliando suas mediações, estendendo sua forma de organizar a vida para tudo e provocando com isso sérios problemas para a classe trabalhadora. A partir dessa análise, adentrarmos mais especificamente na Educação Física, onde observamos a relação que esta historicamente teve com o projeto pedagógico dominante no período do predomínio da organização do trabalho em sua estrutura taylorista/fordista. Também, analisamos as mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas no trabalho e na formação profissional em Educação Física, sempre fazendo a relação com o contexto geral, no sentido de apreender a totalidade do processo. Para tanto, além dos dados já levantados em outras pesquisas, realizamos entrevistas com dez trabalhadores da área, com o objetivo de levantar mais dados sobre as relações de trabalho da Educação Física. Para finalizar, demonstramos o caráter de adaptação às necessidades do capital que a formação profissional da área vem promovendo e, apontamos para a Licenciatura Ampliada como alternativa de uma formação com base calcada na politecnia, denotando um viés crítico ao modo de produção capitalista e a necessidade de superação do mesmo. Nesse mesmo sentido, alertamos para a necessidade de avanços na organização de sindicatos classistas para a união da luta da classe trabalhadora. | por |
dc.publisher.department | Escola Superior de Educação Física | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | por |
dc.publisher.initials | UFPel | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.country | BR | por |
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PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.