Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchild, Jose Francisco Gomespt_BR
dc.creatorPinho, Silvia Teixeira de
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:14Z
dc.date.available2009-07-15pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:14Z
dc.date.issued2009-03-25pt_BR
dc.identifier.citationPINHO, Silvia Teixeira de. Método Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolares. 2009. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1827
dc.description.abstractThis study aimed to determine the influence of situational application of games on the levels of Tactical Procedural Knowledge (CTP) in the form of school handball. The sample consisted of 35 subjects of both genders aged between 10-12 years, belonging to two classes of fifth-grade elementary school, which were submitted to different methods of teaching. For the process of categorization and classification of methods of teaching 18 classes were filmed and used the protocol of Stefanello (1999). For the evaluation of the CTP test was used KORA (evaluation guided by the concept), developed by Memmert (2002), according to the parameters tactical "OO" and "RE". The results confirmed that in group 1 was the method used and the situational group 2, the mixed method (analytical + overall). The calculation of chi-square (X²) determined significativas differences in the two groups in task parameters (acquisition of technical X² = 32.67 (p <0.05), setting and diversity of technical X² = 10.89 (p <0.05), application of X² = 25.0 (p <0, 05) and competition X² = 38.9 (p <0.05)) and conditions of the task (individual basis X² = 36.0 (p <0.05), combination of reasons X² = 19.89 (p <0, 05), complex game I X² = 12.0 (p <0.05) and game X² = 28.0 (p <0.05). It was confirmed at the tactical level of procedural knowledge that the method improved situational nurture in all parameters examined in convergent OO (p = 0.04), differing in OO (P = 0.01), convergent in RE (p = 0.01) and the RE odds (p = 0.07). In mixed method (analytical + overall), there was a decrease in scores in all parameters in OO convergent (p = 0.02), differing in OO (P = 0.20), convergent in RE (p = 0001) and the RE odds (p = 0001). It was concluded that the method of teaching focused on tactical capabilities is efficient to stimulate the development of tactical procedural knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectMétodos de ensinopor
dc.subjectJogos situacionaispor
dc.subjectConhecimento tático processualpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectTeaching methodseng
dc.subjectSituational gameseng
dc.subjectTactical procedural knowledgeeng
dc.subjectSchool childreneng
dc.titleMétodo Situacional e sua influência no conhecimento tático processual de escolarespor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130422J5por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793523Y6por
dc.description.resumoO presente estudo objetivou verificar a influência da aplicação de jogos situacionais, sobre os níveis de Conhecimento Tático Processual (CTP) em escolares na modalidade de handebol. A amostra foi constituída por 35 sujeitos de ambos os sexos na faixa etária entre 10-12 anos, pertencentes a duas turmas de quinta-série do ensino Fundamental, que foram submetidos a métodos de ensino diferentes. Para o processo de categorização e classificação dos métodos de ensino foram filmadas 18 aulas e utilizado o protocolo de Stefanello (1999). Para a avaliação do CTP foi utilizado o teste KORA (avaliação orientada através do conceito), desenvolvido por Memmert (2002), segundo os parâmetros táticos oferecer-se orientar-se (OO) e reconhecer espaços (RE). Os resultados confirmaram que no grupo 1 foi utilizado o método situacional e no grupo 2 o método misto (analítico + global). O cálculo do qui-quadrado (X²), determinou diferenças siignificativas nos dois grupos, nos parâmetros tarefas (aquisição da técnica X² = 32,67 (p 0,05), fixação e diversificação da técnica X² = 10,89 (p 0,05), aplicação da técnica X² = 25,0 (p 0,05) e competição X² = 38,9 (p 0,05) ) e condições da tarefa (fundamento individual X² = 36,0 (p 0,05), combinação de fundamentos X² = 19,89 (p 0,05), complexo de jogo I X² = 12,0 (p 0,05) e jogo X² = 28,0 (p 0,05). Confirmou-se no nível de conhecimento tático processual que o método situacional oportunizou uma melhoria em todos parâmetros analisados, no OO convergente (p=0,04), no OO divergente (p=0,01), no RE convergente (p=0,01) e no RE divergente (p=0,07). No método misto (analítico+global), verificou-se uma diminuição nos escores em todos os parâmetros, no OO convergente (p=0,02), no OO divergente (p=0,20), no RE convergente (p=0,001) e no RE divergente (p=0,001). Portanto, conclui-se que o método de ensino centrado nas capacidades táticas é eficiente para estimular o desenvolvimento do conhecimento tático processual.por
dc.publisher.departmentEscola Superior de Educação Físicapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.countryBRpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples