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dc.creatorMeirelles, Maria Carolina Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:47Z
dc.date.available2010-11-09pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:47Z
dc.date.issued2009-12-11pt_BR
dc.identifier.citationMEIRELLES, Maria Carolina Pinheiro. Educação permanente em saúde no processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2009.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1885
dc.description.abstractThis work aims to recognize experiences and practices of education on health (EPS) in the labor process of a Psychosocial Care Center (CAPS). This is a qualitative, descriptive and analytical study, based on the case study of a CAPS in Rio Grande do Sul, which comes from CAPSUL research that is a study of Evaluations Fourth Generation. Data were collected from interviews with 27 professionals in accordance with the hermeneutics dialectical, using 390h of observations of 03 researchers and their field notes, including the validation workshop and recycling of data. The analysis was carried out in accordance with hermeneutics dialectic, historical context, descriptions of the service, data consolidation through collective activities, and systematization according to three categories: diversity of actors; horizontal relationship; problematization and resolutivity. The study confirms that many of collective activities carried out in a CAPS can be recognized as EPS, since their characteristics be organized based on participation, inclusion and enhancement of various actors, co-management, health education, planning, assessment practices, and troubleshooting. Many of these activities are literacy workshops and collective mental health, team meetings with discussions of cases, knowledge circles, assemblies and community mobilization actions. Although this study do not allow to state that permanent education actions can be found in any labor process, whereas EPS activities are determined by how they are operated, this research contributes to point out the characteristics of effective technologies in health care that might be developed in various public health care services.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.formatapplication/mswordpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectCAPS - Centro de Atenção Psicossocialpor
dc.subjectProcesso de trabalhopor
dc.subjectAtividades coletivaspor
dc.subjectEducation on healtheng
dc.subjectPsychosocial care centereng
dc.subjectWork processeng
dc.subjectCollective activitieseng
dc.titleEducação permanente em saúde no processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocialpor
dc.title.alternativePermanent education of health in the labor process of Psychosocial Care Center.eng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0337589158147795por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.contributor.advisor-co1Kantorski, Luciane Pradopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3260989033020920por
dc.description.resumoEste trabalho objetiva reconhecer experiências e práticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) no processo de trabalho de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Trata-se de uma investigação descritiva e analítica de abordagem qualitativa, do estudo de caso de um CAPS do Rio Grande do Sul, oriundo de um dos subprojetos da pesquisa CAPSUL, baseada na Avaliação de Quarta Geração. Foram coletados dados das entrevistas realizadas com 27 profissionais do CAPS, através da aplicação do Circulo Hermenêutico Dialético, de 390h de observações de campo de 03 pesquisadores, e das observações que incluiu a oficina de validação e a reciclagem de dados. A análise foi realizada de acordo com a Hermenêutica Dialética, contemplando o contexto histórico, a descrição do serviço, a consolidação dos dados por atividades coletivas, e a sistematização em três categorias: diversidade de atores; horizontalidade das relações; problematização e resolutividade. O estudo possibilitou confirmar que muitas das atividades coletivas realizadas em um CAPS podem ser reconhecidas como EPS, ao apresentarem características como a participação, inclusão e valorização de diversos atores, co-gestão, educação em saúde, planejamento de ações, avaliação das práticas e resolução de problemas. Essas atividades são as oficinas de alfabetização e de saúde mental coletiva, as reuniões de equipe com discussões de casos, as rodas do saber, as assembléias e as atividades de mobilização comunitária. Embora este estudo não permita concluir que em qualquer processo de trabalho possam ser reconhecidas ações de educação permanente, considerando que as atividades de EPS são determinadas pelo modo como são operadas, contribui para apontar as características que as valorizam como tecnologias de trabalho extremamente eficazes na qualificação da atenção à saúde e que podem ser desenvolvidas nos diversos serviços de saúde.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Hypolito, Álvaro Luiz Moreirapt_BR


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