Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSoares, Tatiane Machado da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T13:49:48Z
dc.date.available2011-05-18pt_BR
dc.date.available2014-08-20T13:49:48Z
dc.date.issued2010-06-25pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Tatiane Machado da Silva. A escola como componente da rede social de apoio à paternidade na adolescência.. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Obstetrícia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.por
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1889
dc.description.abstractThe present study had as objective to know the perceptions of adolescent fathers about school as a social network of support for paternity in the adolescency. This is a study with qualitative approach, which used as a theoretical reference the Sluzki´s concept on social networks. It was developed with five teenage parents: two were students of a local public school in the city of Pelotas and three were participants in a multicentric research called Support Network to Paternity in Adolescency. After the consent of participants, the collecting data began, which has occurred in the months of August and September of 2009, at home of each parent teenagers. The application of a semistructured questionnaire with open questions was used as a collection technique. The interviews were recorded, faithfully transcribed, analyzed and organized into themes. It was found that teenage parents escaped from the school before the paternity because of the need to work and obtain financial resources to support themselves. None of them had knowledge about social support networks and also unaware of their rights as citizens and students, which are described in the Law of Directives and Bases of Education. The school, in the view of each of them, also showed no concern or encouragement to help them stay in school. It is necessary to disclose these parents their rights as citizens, because only through information and education is that they could reach their goals as men, as parents and as citizens.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectAdolescênciapor
dc.subjectPaternidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectAdolescencyeng
dc.subjectPaternityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSexualityeng
dc.titleA escola como componente da rede social de apoio à paternidade na adolescênciapor
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174por
dc.contributor.advisor-co1Meincke, Sonia Maria Könzgenpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0776525182570104por
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo conhecer as percepções do pai adolescente acerca da escola como uma rede social de apoio à paternidade na adolescência. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, que utilizou como referencial teórico os conceitos de Sluzki sobre redes sociais. Foi desenvolvido com cinco pais adolescentes; dois eram estudantes de uma Escola Pública Municipal na cidade de Pelotas e três eram participantes de uma pesquisa multicêntrica denominada Redes de Apoio à Paternidade na Adolescência. Após o consentimento dos participantes, iniciou-se a coleta de dados, que ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2009, no domicílio de cada um dos pais adolescentes. Utilizou-se como técnica de coleta a aplicação de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas. As entrevistas foram gravadas, fielmente transcritas, analisadas e organizadas em temáticas. Constatou-se que os pais adolescentes evadiram da escola antes da paternidade, devido à necessidade de trabalhar e obter recursos financeiros para o próprio sustento. Nenhum deles tinha conhecimento sobre redes sociais de apoio e também desconheciam seus direitos de cidadãos e estudantes, que estão descritos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A escola, na visão de cada um deles, também não demonstrou nenhuma preocupação ou incentivo em ajudá-los a permanecer estudando. Faz-se necessário divulgar a estes pais seus direitos como cidadãos, pois só através de informação e educação é que eles conseguirão atingir seus objetivos como homens, como pais e como cidadãos.por
dc.publisher.departmentFaculdade de Enfermagempor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Cecilia Loreapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem