Nas asas do vapor: construção do espaço ferroviário em Pelotas/RS (fim do séc. XIX, início do séc. XX)
Abstract
O presente trabalho possui por tema a ferrovia na cidade de Pelotas, no período
específico de 1884, momento da inauguração da Estrada de Ferro Rio Grande
Bagé e da estação ferroviária pelotense, até as primeiras décadas do século XX
entre os anos de 1910 e 1920. O objeto central da pesquisa são as relações e os
conflitos sociais que vieram com os trens e ultrapassaram o espaço da estação,
construindo o que pode ser chamado de espaço ferroviário urbano . O foco, assim,
direciona-se para a elaboração visual e para a constituição de sociabilidades
específicas nestas espacialidades. Para a elaboração deste trabalho, a análise
ocorreu, principalmente, por meio de jornais e fotografias que representassem o
espaço da ferrovia no período, somados a relatórios e regulamentos técnicos,
correspondências e memórias escritas. Em relação à metodologia com as imagens,
partindo de trabalhos como de Ana Maria Mauad e Zita Possamai, dividiu-se as
fontes em categorias temáticas; após, seguindo as contribuições de Canabarro,
optou-se por um esquema de análise que focaliza os diversos planos de uma
imagem, seja em relação ao que está representado, ou aos sentidos que a
representação evoca; por fim, a linha interpretativa teórico-metodológica principal
partiu dos três focos sugeridos por Ulpiano Bezerra de Meneses, ao pensar a
relação da história com as imagens: o visual, o visível e a visão. Em relação aos
periódicos, seguiu-se na linha interpretativa de Tânia Regina de Luca. De certo
modo, o tratamento dos periódicos não diferiu muito daquele dado às imagens,
sendo também classificados por categorias temáticas, para após prosseguir com
uma análise centrada na forma como as narrativas eram expostas e no seu
conteúdo