Um francês no interior paulista: Paul Deleuze e o caso da São Paulo Northern Railroad Company (1909 - 1916)
Abstract
Utilizando uma metodologia baseada na micro-história, esta pesquisa volta-se
para os bastidores da falência, liquidação e compra da Estrada de Ferro
Araraquara (EFA) pela São Paulo Northern Railroad Company (SPNRC),
rastreando a rede de interações entre os diversos personagens envolvidos com
a ferrovia e com Paul Deleuze, presidente da SPNRC. Após um profundo
estudo historiográfico constatou-se que o envolvimento de Deleuze com a EFA
está diretamente relacionado a um empréstimo realizado por um grupo de
investidores que, em 1909, adquiriu mais da metade das ações da ferrovia
araraquarense. Por meio de um procurador, os administradores da EFA
estabeleceram um acordo com o banco alemão L. Behrens & Sohne. O
empréstimo foi realizado a partir de dados pouco condizentes com a real
situação financeira da ferrovia, então já endividada. Com o empréstimo o
passivo da ferrovia aumentou consideravelmente e como já vivenciava
problemas financeiros anteriores, veio a falir em 1914. Neste meio tempo, os
diferentes grupos interessados no controle da EFA entraram em disputas
judiciais relativas às supostas irregularidades cometidas pelos diretores da
estrada de ferro e pelo banco alemão na emissão das debêntures. A Primeira
Grande Guerra tornou-se um obstáculo para que os portadores de debêntures
pudessem ter uma participação direta na liquidação da EFA, sendo que o
banco L. Behrens & Sohne utilizou-se deste fator para conduzir diretamente o
processo de liquidação da ferrovia. Paul Louis Joseph Deleuze, banqueiro e
advogado, presidente de um banco com sede nos EUA e filial em Paris, era um
dos debenturistas. Articulando-se com os demais portadores de obrigações e
em seguida com os banqueiros alemãs, fundou nos EUA a empresa São Paulo
Northern Railroad Company, vindo para o Brasil como parte da estratégia dos
banqueiros alemães em contornar a possível anulação do empréstimo e reduzir
os direitos dos debenturistas. A presente dissertação é um estudo a respeito
das estratégias de Paul Deleuze e outros personagens envolvidos na falência,
liquidação e compra da Estrada de Ferro Araraquara entre 1909 e 1916