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dc.creatorHackbart, Theopt_BR
dc.date.accessioned2014-08-20T14:25:47Z
dc.date.available2009-09-25pt_BR
dc.date.available2014-08-20T14:25:47Z
dc.date.issued2008-11-28pt_BR
dc.identifier.citationHACKBART, Theo. On the use of unmanned aerial vehicle and the development of a data acquisition system of law cost for atmospheric sounding. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2008.por
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2188
dc.description.abstractThis work describes the construction of an unmanned aerial vehicle (UAV) with electrical propulsion and instrumentation in order to obtain the vertical and horizontal profiles by measuring temperature, pressure, and GPS location, in surface atmosphere layer between two heterogeneous surfaces near terrain. Using embedded electronic, one developed and built a small platform with approximately 50 grams in order to collect and acquire meteorological data. The electronic circuit is based on a PIC microcontroller with pressure and temperature sensors, and GPS. After capturing aerosondes data, the first analysis was done. By using these data, surface boundary layer structure compatible with general concepts in the literature were identified. It was also identified some details of closed structures to the frontier which separates the heterogeneous region of landcover. According to several researches aiming at sdudying different alternatives to obtaining the data, one demonstrated through this experimental that small UAVs can be very useful for agrometheorology and metheorology researches because they provide the atmospheric sounding to be performed in places where the access is difficult. Furthermore, they present a low cost.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspor
dc.rightsOpenAccesspor
dc.subjectMeteorologiapor
dc.subjectMicrometeorologiapor
dc.subjectInstrumentospor
dc.subjectVeículos aéreos não tripuladospor
dc.subjectMedidas na camadalimitepor
dc.subjectMeteorologyeng
dc.subjectMicrometeorologyeng
dc.subjectInstrumentseng
dc.subjectUnmanned aerial vehicleseng
dc.subjectSurface layer measurementseng
dc.titleUtilização de veículos aéreos não tripulados e desenvolvimento de um sistema de aquisição de dados de baixo custo para sondagem atmosféricapor
dc.title.alternativeOn the use of unmanned aerial vehicle and the development of a data acquisition system of law cost for atmospheric soundingeng
dc.typemasterThesispor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780268Y2&dataRevisao=nullpor
dc.contributor.referees1Carvalho, Jonas da Costapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763793A0por
dc.contributor.referees2Diniz, Gilberto Barbosapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779052E6por
dc.description.resumoEste trabalho descreve a construção de um veículo aéreo não tripulado (VANT) com propulsão elétrica, instrumentalizado, para obter perfis verticais e horizontais de medidas de temperatura, pressão e localização por GPS, na camada superficial da atmosfera entre duas superfícies heterogêneas próximas ao solo. Utilizando eletrônica embarcada, desenvolveu-se e implementou-se uma pequena plataforma com aproximadamente 50 gramas para coleta e aquisição de dados meteorológicos. O circuito eletrônico é baseado no microcontrolador PIC com sensores de temperatura, pressão e GPS. Após a captação de dados na aerossondagem, foi realizada uma primeira análise. Usando esses dados, identificaram-se as estruturas da camada-limite superficial compatíveis com os conceitos gerais descritos na literatura, assim como detalhes da estrutura próximos às fronteiras de separação de regiões heterogêneas de coberturas de solo. Tendo em vista as inúmeras pesquisas que visam a alternativas diferenciadas para obtenção de tais dados, mostrou-se, através deste experimento, que pequenas aeronaves não-tripuladas podem ser de grande valia para pesquisas em agrometeorologia e meteorologia, pois se destacam por possibilitar a realização de sondagens atmosféricas em lugares de difícil acesso, tendo um baixo custo.por
dc.publisher.departmentMeteorologiapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Meteorologiapor
dc.publisher.initialsUFPelpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.contributor.advisor1Fonseca, José Francisco Dias dapt_BR


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