• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Odontologia - FO
  • Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
  • PPGO: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Odontologia - FO
  • Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
  • PPGO: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Má-oclusão, necessidade de tratamento ortodôntico e qualidade de vida em escolares de 8 a 12 anos: um estudo transversal na cidade de Pelotas/RS/Brasil

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Tese _Roberto_Cuchiara_Simoes.pdf (2.888Mb)
Data
2012-11-30
Autor
Simões, Roberto Cuchiara
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Más-oclusões são altamente prevalentes em crianças e adolescentes, podem causar impactos na vida diária e gerar custos com seus tratamentos, sendo reconhecidos como problema de saúde pública. Os objetivos deste estudo são: realizar revisão de literatura abordando os principais índices de necessidade de tratamento ortodôntico para serem utilizados em estudos epidemiológicos na fase da dentição mista e, realizar levantamento, em escolares de 8 a 12 anos de idade da cidade de Pelotas/RS, para verificar a prevalência de má-oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico relacionando-os com fatores demográficos e socioeconômicos, além de, estimar o impacto da má-oclusão na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (OHRQoL). Para este estudo transversal, uma amostra aleatória e estratificada mínima de 922 crianças foi estimada para 20 escolas da rede de ensino (municipal, estadual e privada). A coleta de dados foi composta de: aplicação de questionário aos pais para obtenção de variáveis socioeconômicas; entrevista com as crianças para coletar, entre outras questões, dados demográficos e para aplicar o Child Perceptions Questionnaire (CPQ); exame clínico bucal das crianças para má-oclusão, necessidade de tratamento ortodôntico (Dental Aesthetic Index - DAI), para cárie dentária (índice CPOD) e para traumatismos dentários (índice de O Brien). Para análise dos dados, associação entre má-oclusão, necessidade de tratamento ortodôntico e variáveis independentes foi testada utilizando análises univariada e bivariada. Para investigar associação independente das exposições na presença de má-oclusão e impacto na qualidade de vida das crianças foram utilizados modelos de regressão logística múltipla, estimando-se as razões de chance (odds ratio) e seus respectivos intervalos de confiança (95%). A revisão de literatura demonstrou que, apesar da carência de um índice ideal para ser utilizado na dentição mista, as vantagens do DAI parecem superar suas limitações fazendo com que ele possa ser utilizado para este fim. No levantamento epidemiológico realizado em 1206 crianças, a prevalência de má-oclusão foi de 83,7%. Espaçamento no segmento anterior (50,4%) e apinhamento (35,9%) foram as más-oclusões mais prevalentes. A necessidade de tratamento ortodôntico foi maior nos mais novos (8 a 10 anos) (44,60%) e menor nos mais velhos (11 e 12 anos) (35.01%). Observou-se diminuição, com a idade, da proporção de crianças com espaçamento anterior, diastema mediano e mordida aberta anterior. Com relação ao sexo, observou-se maior prevalência de espaçamento no segmento anterior e diastema mediano nos meninos, enquanto que a prevalência de mordida aberta anterior foi maior nas meninas. Foi percebida associação dos domínios de bem-estar social e emocional do CPQ e o DAI nas crianças de 11 e 12 anos.Na análise brutas para CPQ8-10 e CPQ11-14, a presença de má-oclusão muito severa influenciou a OHRQoL dos escolares. Quando ajustado para variáveis socioeconômicas e clínicas, o efeito da má-oclusão muito severa foi confirmado. Os resultados demonstram alta prevalência de má-oclusão e necessidade de tratamento ortodôntico e, que má-oclusão muito severa esteve associada com maior impacto negativo na OHRQoL (especialmente 10 nos domínios de bem-estar emocional e social) mais nas crianças de 11 e 12 anos do que nas de 8 a 10 anos.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/2267
Collections
  • PPGO: Dissertações e Teses [380]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV