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Representação e teoria do projeto: reflexões integradas sobre a geração e controle da forma arquitetônica
| dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
| dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
| dc.contributor.author | Gonsales, Célia Helena Castro | |
| dc.date.accessioned | 2012-09-26T13:26:44Z | |
| dc.date.available | 2012-09-26T13:26:44Z | |
| dc.date.issued | 2009 | |
| dc.identifier.citation | PIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida da; GONSALES, Célia Helena Castro. Representação e teoria do projeto: reflexões integradas sobre a geração e controle da forma arquitetônica. In: IV Projetar 2009, 2009, São Paulo. Projeto como investigação: ensino, pesquisa e prática. São Paulo: Altermarket, 2009. v. 1. p. 1-14. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/548 | |
| dc.description.abstract | Este estudo se insere no âmbito de investigação sobre o processo de ensino / aprendizagem de projeto de arquitetura, especificamente em estágios iniciais das práticas projetuais promovidas em um curso de arquitetura e urbanismo. Nestes estágios, em que se experimenta a criação sobre composições formais, não envolvendo ainda toda a complexidade do projeto de arquitetura, há uma ausência de mecanismos e ações que sintetizem os conhecimentos necessários para a construção de um repertório formal, essencial para a compreensão da forma arquitetônica como estrutura do projeto. Ao pensar na possibilidade de aquisição de habilidades para desenvolver processos digitais de representação, desde um primeiro momento de projeto, o que tem se tornado cada vez mais freqüente nas práticas estudantis, mesmo de maneira informal, configura-se uma preocupação esta ausência de referenciais. Frente a isso, considera-se que a identificação de um conjunto de procedimentos, que estão amparados em diferentes abordagens, advindas de práticas de representação gráfica digital (Modelagem Geométrica) e da teoria de projeto (Gramáticas da Forma), permite explicitar uma estrutura de saber capaz de suportar e potencializar o processo de geração e organização formal. Tal estrutura deve ser construída com a preocupação de evidenciar as interligações entre ambos campos que dêem subsídios para que o processo de projeto se constitua como um processo de construção cognitiva. Ao encontro deste propósito, as abordagens de Modelagem Geométrica e de Gramáticas da Forma caracterizam-se como posturas de ação em que os conhecimentos podem ser reinterpretados e recriados, a partir de atividades de análise sobre referenciais exemplares de arquitetura. Procura-se, desse modo, construir uma metodologia que facilite os processos de abstração necessários para atividades cognitivas, que devem buscar nos procedimentos que refletem ações projetuais específicas, um sentido mais amplo e didático para o ato de projetar. Considera-se que é possível se construir referências para uma prática de projeto que reflita sobre os processos de criação e composição da forma arquitetônica, permitindo sua consecução com consciência e consequência. | pt_BR |
| dc.language.iso | other | pt_BR |
| dc.publisher | Altermarket | pt_BR |
| dc.subject | Cognição | pt_BR |
| dc.subject | Modelagem geométrica | pt_BR |
| dc.subject | Gramática da forma | pt_BR |
| dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
| dc.subject | POSGD | pt_BR |
| dc.subject | PROGRAU | pt_BR |
| dc.title | Representação e teoria do projeto: reflexões integradas sobre a geração e controle da forma arquitetônica | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
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