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dc.creatorPires, Janice de Freitas
dc.creatorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.date.accessioned2012-10-04T16:41:26Z
dc.date.available2012-10-04T16:41:26Z
dc.date.issued2012
dc.identifier.citationPIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida da. Inserção da representação gráfica digital em estágios iniciais da prática projetual de arquitetura. Revista Educação Gráfica, v. 16, p. 72-87, 2012.pt_BR
dc.identifier.issn2179-7374
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/612
dc.descriptionEste trabalho registra uma proposta de inserção de atividades de representação gráfica digital em exercícios de projeto dirigidos aos estágios iniciais de formação em arquitetura. Trata-se de incrementar os exercícios tradicionais de análises de obras de arquitetura com a atividade de representação de tais obras. A postura analítica permite apreender um vocabulário e repertório próprio de determinados arquitetos e ainda compreender suas ações para a configuração da forma. Nesta perspectiva, considera-se que os conhecimentos geométricos exigidos para a geração e controle da forma no espaço digital, permitem potencializar as análises. Por um lado, este trabalho está fundamentado em teorias didáticas, de identificação de estruturas de saber e de metacognição. Por outro, em teorias de projeto de arquitetura, de construção de uma memória para a prática projetual e do emprego de conceitos da lógica para esta prática, como a gramática da forma. A partir destes enfoques, se estruturam e experimentam atividades de representação gráfica digital cujos resultados iniciais indicam a possibilidade de intensificar o diálogo entre a formação para o projeto e para a representação, através de uma postura analítica e criativa que estes exercícios buscam promover nos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis work reports a proposal of the insertion of activity of digital graphic representation in design exercises aimed at the early stages of training in architecture. This is to enhance the traditional exercises of analysis of works of architecture with the activity of representation of such works. The analytical posture allows apprehend one vocabulary and repertoire of certain architects and still understand their actions to the configuration of the shape. In this perspective, it is considered that the geometrical knowledge required for the generation and shape control in the digital space allows potentiate the analysis. On the one hand, this work is based on learning theories, of identification of structures of knowledge and metacognition. On the other, is based on architectural design theories, construction of a memory for design practice and employment of concepts of logic to this practice, as the shape grammar. From these approaches are structured and experimented activities of digital graphic representation whose results indicate the possibility of intensifying the dialogue between training for the project and representation, through an analytical and creative posture that these exercises seek to promote in students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES, CNPQ, e FAPERGSpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseriesEducação Gráfica;Ano 2012 - v.16 – n.02
dc.subjectRepresentação gráfica digitalpt_BR
dc.subjectPrática projetual de arquiteturapt_BR
dc.subjectGramática da formapt_BR
dc.subjectGEGRADI POSGD PROGRAUpt_BR
dc.titleInserção da representação gráfica digital em estágios iniciais da prática projetual de arquiteturapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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