Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorPires, Janice de Freitas
dc.creatorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.date.accessioned2012-10-09T20:20:01Z
dc.date.available2012-10-09T20:20:01Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.citationPIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida da. Identificação de estruturas de saber implícitas em materiais didáticos para a delimitação de uma taxonomia de domínio. In: Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel, 2010, Pelotas. 1º Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária, 2010. v. 1. p. 1-9.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/660
dc.descriptionO aumento da produção de materiais didáticos em formato digital configura a necessidade de disponibilizar sistemas de catalogação para facilitar mecanismos de busca e recuperação dos materiais gerados. Em contextos de educação a distância, principalmente quando se trabalha com o conceito de objetos de aprendizagem, este problema pode adquirir maiores proporções, no sentido de que um mesmo material pode se decompor em várias partes, cada uma delas devendo ser indexada e ainda demonstrar as conexões inicialmente determinadas. Frente a isto, este trabalho experimenta configurar uma metodologia para a identificação de uma taxonomia que abarque um conhecimento específico, capaz de descrever e conectar objetos de aprendizagem, em diferentes níveis de granularidade e advindos de diversas abordagens. A metodologia se apóia em análises de materiais didáticos, que tratem de temas convergentes, a partir da abordagem de estruturas de saber. Através de mapas conceituais são explicitadas as estruturas de cada material, destacando-se palavras chaves capazes de delimitar uma taxonomia que no conjunto dos materiais pode ser ampliada e representar uma ampla estrutura capaz de responder às questões específicas do saber tratado. Os resultados, ainda que parciais, delimitam uma rede conceitual que expressa tais materiais, e as suas interconexões, visando facilitar sua acessibilidade, na Internet, a partir da delimitação de uma taxonomia para o domínio do conhecimento tratado.pt_BR
dc.description.abstractThe increased production of instructional materials in digital format sets up the need to provide cataloging systems mechanisms to facilitate search and retrieval of materials generated. In the context of distance education, especially when working with the concept of learning objects, this problem can acquire larger proportions, in the sense that the same material can be decomposed into several parts, each of them should be indexed, and also demonstrate the connections initially determined. Facing this, this paper tries to set up a methodology for identifying a taxonomy that encompasses specific knowledge, able to describe and connect learning objects at different levels of granularity and arising from different approaches. The methodology is based on analyzes of teaching materials, dealing with themes convergent approach from the structures of knowledge. Through conceptual maps are explicit structures of each material, highlighting key words capable of defining a taxonomy in which all the materials can be enlarged and represent a broad structure capable of responding to specific issues of knowledge treated. The results, even partial, delimit a conceptual network that expresses such materials, and their interconnections to facilitate their accessibility on the Internet from the definition of a taxonomy for the domain knowledge of the treaty.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries1º Congresso de Educação a Distância da UFPel;2010. vol. 1. p. 1-9
dc.subjectProdução de materiais didáticospt_BR
dc.subjectEstruturas de saberpt_BR
dc.subjectTerminologiapt_BR
dc.subjectTaxonomiapt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.subjectPROGRAUpt_BR
dc.titleIdentificação de estruturas de saber implícitas em materiais didáticos para a delimitação de uma taxonomia de domíniopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem