dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.contributor.author | Vasconselos, Tássia Borges de | |
dc.contributor.author | Nunes, Cristiane dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2012-10-09T20:20:21Z | |
dc.date.available | 2012-10-09T20:20:21Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriane Borda Almaeida da et al. Reup! Para integrar representação gráfica e projeto nos contextos de arquitetura e design. In: 5 CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. 5 CONAHPA. Florianópolis: UFSC, 2011. v. 1. p. 1-14. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788560522620 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/662 | |
dc.description | O propósito deste trabalho é de registrar e discutir o desenvolvimento de um sistema de produção e disponibilização de materiais didáticos oriundos de um processo de estruturação e validação de atividades que experimentam a inclusão de recursos digitais desde estágios iniciais de formação em arquitetura. A produção dos materiais está dirigida especificamente para disciplinas de projeto e para disciplinas de representação gráfica, que se reestruturam na perspectiva de promover a apropriação da tecnologia informática para o desenvolvimento de processos criativos, e não somente do registro de idéias previamente concebidas: representação como processo projetual. O desenho integrado de atividades para ambas as disciplinas parte da identificação de momentos de ensino/aprendizagem de projeto que possam ser potencializados a partir da exploração do espaço digital. Os resultados se referem a um conjunto de materiais didáticos que apoiados no conceito de objetos de aprendizagem e em um sistema gerenciador de conteúdo, o REUP (um repositório institucional de objetos de aprendizagem), passa a ser disponibilizado de maneira aberta para que tais materiais sejam utilizados e validados em contextos acadêmicos mais amplos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to record and discuss the development of a system of production and availability of teaching materials from a process of structuring and validation activities that experience the inclusion of digital resources from the early stages of training in architecture. The production of the material is directed specifically for project disciplines and graphical representation, which are restructured with a view to promoting the ownership of computer technology for the development of creative processes, not just the record of previously conceived ideas: representation as design process. The integrated design of activities for both disciplines starts with the identification of moments of teaching / learning project that can be leveraged from the exploitation of the digital space. The results refer to a set of teaching materials that supported the concept of learning objects and a content management system, the REUP (an institutional repository of learning objects), is now available in an open manner so that such materials are used and validated in broader academic contexts. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ, CAPES, FAPERGS | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 5 CONAHPA;2011. vol. 1. p. 1-14 | |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Projeto de arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Repositório | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Reup! Para integrar representação gráfica e projeto nos contextos de arquitetura e design | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |