Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPires, Janice de Freitas
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.date.accessioned2012-10-09T20:20:37Z
dc.date.available2012-10-09T20:20:37Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationPIRES, Janice de Freitas; SILVA, Adriane Borda Almeida dos. Objetos de aprendizagem para promover a apreensão e criação da forma arquitetônica. In: 5 CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. 5 CONAHPA. Florianópolis: UFSC, 2011. vol. 1. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.isbn9788560522620
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/663
dc.descriptionEm estágios iniciais de ensino/aprendizagem do projeto de arquitetura existe um interesse de que os estudantes adquiram um vocabulário geométrico preliminar que os auxilie a compreender a forma arquitetônica. Atividades apoiadas em análises de casos de arquitetura tradicionalmente vêm contribuindo com esse propósito. Entretanto, identificam-se novas abordagens, como as apresentadas pela gramática da forma, que incorporam parâmetros sob o ponto de vista geométrico que facilitam a sistematização da atividade de análise de composições formais e arquitetônicas, tais como o vocabulário e as regras empregados. Este trabalho se ocupa em produzir materiais didáticos que reúnam estruturas de saber advindas de duas abordagens de caracterização da forma: por um lado, a representação gráfica digital observando-se o seu potencial para aprofundar os conhecimentos geométricos, e, por outro, saberes da teoria da Gramática da Forma, como maneira de ampliar e fundamentar a atividade de análise, de representação da forma arquitetônica e principalmente de potencializar processos criativos de composições formais. Apoiando-se na abordagem da metacognição, considera-se que os materiais resultantes desencadeiam processos reflexivos sobre a configuração da forma arquitetônica, ativando os conhecimentos prévios dos estudantes para projetar, contribuindo ao propósito de ampliação do vocabulário e repertório geométrico para os estágios iniciais da prática projetual. A atividade de identificação de estruturas de saber, no âmbito deste estudo, demonstra-se também como estratégia para a aproximação ao conceito de objetos de aprendizagem, quanto aos aspectos de granularidade.pt_BR
dc.description.abstractIn the early stages of teaching / learning process of architectural design there is an interest that students acquire a preliminary geometric vocabulary that assists in understanding the architectural form. Activities supported by case studies of architecture have traditionally been contributing to this purpose. However, it identifies new approaches, such as those presented by the shape grammar, under the parameters that incorporate geometric point of view to facilitate the systematic analysis of activity and formal architectural compositions, such as vocabulary and rules employed. This study focuses on producing materials that meet the knowledge structures of two approaches to characterization of shape: on the one hand, the digital graphic representation noting its potential to deepen the geometrical knowledge, and secondly, knowledge of the theory Grammar of the way, as a way to expand and support the analysis activity, representation of architectural form and especially enhance creative processes of formal compositions. Relying on the approach of metacognition, it is considered that the materials resulting trigger reflective processes about the configuration of architectural form, activating prior knowledge of students to design, contributing to the purpose of expanding the geometric vocabulary and repertoire for the early stages of architectural design practice. The activity of identifying knowledge structures, in this study shows also as a strategy for approaching the concept of learning objects, in the matters of granularity.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries5º CONAHPA;2011. vol. 1. p. 1-10
dc.subjectEstruturas de saberpt_BR
dc.subjectobjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectprojeto de arquiteturapt_BR
dc.subjectGEGRADI POSGD PROGRAUpt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem para promover a apreensão e criação da forma arquitetônicapt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples