dc.contributor.author | Brum, Izabel Lopes | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.creator | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-11-20T16:20:30Z | |
dc.date.available | 2012-11-20T16:20:30Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.identifier.citation | BRUM,Izabel Lopes; SILVA, Adriane Borda Almeida da; FELIX, Neusa Mariza Leite Rodrigues . Ensino/aprendizagem de gráfica digital para arquitetura, na modalidade a distância. In: GRAPHICA 2007. Curitiba, Paraná, Brasil. VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design . XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/679 | |
dc.description | Neste trabalho relata-se o processo de estruturação e experimentação de um
ambiente virtual de ensino/aprendizagem de gráfica digital para arquitetura. Este
trabalho dá continuidade ao Projeto ARQNET/PROSUL/CNPQ, que delimitou um
projeto pedagógico que fundamenta tal processo. Configuram-se atividades de
extensão como estratégia de inserção e/ou atualização das tecnologias digitais na
formação em arquitetura. Adota-se como marco teórico e metodológico a Teoria Antropológica da Didática, em especial, a visão estruturada do saber, identificando-se tipos de problemas arquitetônicos próprios das diferentes fases
projetuais, e os demais elementos de saber, tais como técnicas, tecnologias e teorias capazes de sustentar o processo de resolução de problemas a partir da representação digital. As situações didáticas promovidas, na modalidade à distância, têm o propósito de ampliar os momentos presenciais de ensino/aprendizagem e de estabelecerem-se como um processo de educação continuada. Os experimentos realizados têm demonstrado estas possibilidades, considerando-se que estão contribuindo ao processo de apropriação de tecnologia informática como potencializadora da atividade de representação de arquitetura. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper describes the process of development and experimentation of a virtual
teaching/learning environment of digital graphics for architecture. This work follows
the ARQNET/PROSUL/CNPQ research, which defined a pedagogical project to
this process. Extension activities are promoted as a way to insert digital technology into architecture courses. The theoretical and methodological reference adopted is the Theory of Anthropological Didactics, particularly the structured knowledge, identifying types of architectural problems attached to different design phases and the elements of knowledge such as techniques, technologies and theories capable
of building the process of solving problems through digital representation. The
didactical situations promoted, in a distance learning manner, have the purpose of
increasing the moments of teaching/learning, once restricted to the classroom, and
establish a continued educational process. The experiments carried out have shown these possibilities, considering that they contributed to the learning process of informatics technology to increase the potential of the activity of architectural
representation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPQ, FAPERGS | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | GRAPHICA;2007 | |
dc.subject | Representação gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD | pt_BR |
dc.title | Ensino/aprendizagem de gráfica digital para arquitetura, na modalidade a distância | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |