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dc.contributor.authorOtt Júnior, Guilherme Alberto
dc.contributor.authorSilva, Adriane Borda Almeida da
dc.creatorFélix, Neusa Mariza Leite Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2012-12-04T16:03:12Z
dc.date.available2012-12-04T16:03:12Z
dc.date.issued2007-11
dc.identifier.citationOTT JUNIOR, Guilherme Alberto; SILVA, Adriane Borda Almeida da; FÉLIX, Neusa Mariza Rodrigues. Simulação digital de iluminação: uma abordagem didática do mapeamento de fótons e cáusticas. In: GRAPHICA 2007, VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design e XVII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2007, Curitiba. Desafio da Era Digital: ensino e tecnologia. Curitiba: Departamento de Desenho, 2007. v. 1. p. 1-10.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-61172-00-8
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/682
dc.descriptionEste trabalho consiste numa abordagem didática à simulação digital de iluminação, mais especificamente a que se refere à geração de cáusticas (padrões de luz refratados e/ou refletidos de um objeto). A partir de experimentações, e do reconhecimento de discursos que explicam as técnicas de simulação necessárias para isso, como de iluminação global e de mapeamento de fótons, busca-se identificar os limites e as possibilidades que os recursos gráfico-informáticos oferecem, levando em consideração um determinado contexto educativo. Trata-se de um estudo de identificação de estruturas de saber, que subsidia a configuração de situações didáticas sobre a geração dos efeitos de cáusticas, possíveis de serem promovidas no contexto trabalhado.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists on a didactic approach to the digital simulation of global illumination, more specifically the one that refers to the generation of caustics (light patterns refracted/reflected from an object). By doing those experiments, and recognizing the discourses that explains the techniques of necessary simulations for that, like global illumination and photon mapping, the limits and possibilities that the computer-graphics resources offer are identified, considering an educational context. It is a study in which the main objective is to identify the knowledge structuration that develops the configuration of didactic situations about the generation of caustic effects, possible to be executed on the worked context.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseriesGRAPHICA;2007. v. 1. p. 1-10.
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectEstruturação de saberespt_BR
dc.subjectGráfica digitalpt_BR
dc.subjectMapeamento de fótonspt_BR
dc.subjectCáusticaspt_BR
dc.subjectGEGRADIpt_BR
dc.subjectPOSGDpt_BR
dc.titleSimulação digital de iluminação: uma abordagem didática do mapeamento de fótons e cáusticas.pt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


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