dc.contributor.author | Ott Júnior, Guilherme Alberto | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.creator | Félix, Neusa Mariza Leite Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-12-04T16:03:12Z | |
dc.date.available | 2012-12-04T16:03:12Z | |
dc.date.issued | 2007-11 | |
dc.identifier.citation | OTT JUNIOR, Guilherme Alberto; SILVA, Adriane Borda Almeida da; FÉLIX, Neusa Mariza Rodrigues. Simulação digital de iluminação: uma abordagem didática do mapeamento de fótons e cáusticas. In: GRAPHICA 2007, VII International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design e XVII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 2007, Curitiba. Desafio da Era Digital: ensino e tecnologia. Curitiba: Departamento de Desenho, 2007. v. 1. p. 1-10. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-61172-00-8 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/682 | |
dc.description | Este trabalho consiste numa abordagem didática à simulação digital de iluminação, mais especificamente a que se refere à geração de cáusticas (padrões de luz refratados e/ou refletidos de um objeto). A partir de experimentações, e do reconhecimento de discursos que explicam as técnicas de simulação necessárias
para isso, como de iluminação global e de mapeamento de fótons, busca-se
identificar os limites e as possibilidades que os recursos gráfico-informáticos
oferecem, levando em consideração um determinado contexto educativo. Trata-se
de um estudo de identificação de estruturas de saber, que subsidia a configuração
de situações didáticas sobre a geração dos efeitos de cáusticas, possíveis de
serem promovidas no contexto trabalhado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work consists on a didactic approach to the digital simulation of global illumination, more specifically the one that refers to the generation of caustics (light
patterns refracted/reflected from an object). By doing those experiments, and recognizing the discourses that explains the techniques of necessary simulations for that, like global illumination and photon mapping, the limits and possibilities that the computer-graphics resources offer are identified, considering an educational context. It is a study in which the main objective is to identify the knowledge structuration that develops the configuration of didactic situations about the generation of caustic effects, possible to be executed on the worked context. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | GRAPHICA;2007. v. 1. p. 1-10. | |
dc.subject | Ensino/aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estruturação de saberes | pt_BR |
dc.subject | Gráfica digital | pt_BR |
dc.subject | Mapeamento de fótons | pt_BR |
dc.subject | Cáusticas | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI | pt_BR |
dc.subject | POSGD | pt_BR |
dc.title | Simulação digital de iluminação: uma abordagem didática do mapeamento de fótons e cáusticas. | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |