dc.contributor.author | Brod, Gustavo Alcântara | |
dc.contributor.author | Silva, Adriane Borda Almeida da | |
dc.contributor.author | Pires, Janice de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2013-08-16T18:00:15Z | |
dc.date.available | 2013-08-16T18:00:15Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.identifier.citation | BROD, Gustavo ; PIRES, Janice de Freitas ; SILVA, Adriane Borda Almeida da. Um ensaio para inserção do conceito de processos generativos digitais em estágios iniciais da formação em arquitetura. In: XVI SIGRADI - Congresso da Sociedade Ibero Americana de Gráfica Digital, 2012, Fortaleza. Forma(in)formação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. v. 01. p. 611-614. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-420-0074-0 | |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/699 | |
dc.description | O uso de mídias digitais para a representação já está fortemente estabelecida entre os arquitetos e estudantes de arquitetura, no entanto, apesar dos rápidos desenvolvimentos tecnológicos e da pesquisa em crescimento, o uso da tecnologia digital avançada para gerar e manipular formas complexas ainda é pouco presente na aprendizagem e ensino de projeto arquitetônico. Este estudo apresenta uma abordagem didática para a introdução de design generativo como um método para a exploração da forma através da representação geométrica paramétrica. A atividade apresentada neste trabalho foi exercida com o segundo e o quinto semestre de alunos, trabalhando com a geração e variação de forma, usando Grasshopper como uma ferramenta de desenho paramétrico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of digital media for representation is already strongly established among architects and students of architecture, however, despite the rapid technological developments and growing research, the use of advanced digital technology to generate and manipulate complex forms is still far less present in the learning and teaching of architectural design. This study presents a didactical approach for introducing generative design as a method for form exploration through parametric geometric representation.
The activity presented in this paper was exercised with second and fifth semester students, working with form generation and variation using Grasshopper as a parametric design tool. | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Sigradi;Congresso da Sociedade Ibero Americana de Gráfica Digital, 2012, Fortaleza. Forma(in)formação. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2012. v. 01. p. 611-614. | |
dc.subject | Digital generative processes | pt_BR |
dc.subject | Parametric design | pt_BR |
dc.subject | Grasshopper | pt_BR |
dc.subject | Geometric design | pt_BR |
dc.subject | Design didactics | pt_BR |
dc.subject | GEGRADI POSGD PROGRAU | pt_BR |
dc.title | Um ensaio para inserção do conceito de processos generativos digitais em estágios iniciais da formação em arquitetura. | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |