Mostrar registro simples

dc.creatorVergara-Nunes, Elton Luispt_BR
dc.creatorFontana, Marcus Vinícius Liessempt_BR
dc.creatorVanzin, Tarcisiopt_BR
dc.date.accessioned2013-10-26T15:12:49Z
dc.date.available2013-10-26T15:12:49Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationVERGARA-NUNES, Elton ; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem ; VANZIN, T. . Audiodescrição no ensino para pessoas cegas. In: CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. Conahpa, 2011. v. 1.pt_BR
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/720
dc.description.abstractNeste artigo, apresentam-se, na primeira parte, princípios pedagógicos que embasam a inclusão escolar das pessoas com deficiência, com foco no estudante cego. A inclusão no ensino só se torna possível e plena com a mudança na cultura das relações sociais que acontecem na escola e com a mediação de tecnologias assistivas. As tecnologias assistivas têm seu foco no usuário com deficiência e objetivam a dar-lhe autonomia em suas ações cotidianas e acesso aos bens e serviços existentes, bem como às informações disponíveis. Na escola, isso significa permitir ao aluno a apropriação dos conteúdos e participação nas atividades como os demais colegas. No contexto escolar, entretanto, o acesso aos conteúdos visuais ainda é uma barreira a ser vencida pelo estudante cego. Para tanto, dentro das tecnologias assistivas, apresenta-se a audiodescrição como alternativa viável de acessibilidade e inclusão escolar. Aqui, pretende-se mostrar esse potencial através de revisão da bibliografia e de mostras práticas dessas aplicações.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherCONAHPApt_BR
dc.relation.ispartofseries1;1
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAudiodescrição no ensino para pessoas cegaspt_BR
dc.title.alternativeAudiodescription for teaching for blind peoplept_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples