dc.creator | Vergara-Nunes, Elton Luis | pt_BR |
dc.creator | Fontana, Marcus Vinícius Liessem | pt_BR |
dc.creator | Vanzin, Tarcisio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-10-26T15:12:49Z | |
dc.date.available | 2013-10-26T15:12:49Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | VERGARA-NUNES, Elton ; FONTANA, Marcus Vinícius Liessem ; VANZIN, T. . Audiodescrição no ensino para pessoas cegas. In: CONAHPA - Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, 2011, Pelotas. Conahpa, 2011. v. 1. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/720 | |
dc.description.abstract | Neste artigo, apresentam-se, na primeira parte, princípios pedagógicos que embasam a
inclusão escolar das pessoas com deficiência, com foco no estudante cego. A inclusão
no ensino só se torna possível e plena com a mudança na cultura das relações sociais
que acontecem na escola e com a mediação de tecnologias assistivas. As tecnologias
assistivas têm seu foco no usuário com deficiência e objetivam a dar-lhe autonomia
em suas ações cotidianas e acesso aos bens e serviços existentes, bem como às
informações disponíveis. Na escola, isso significa permitir ao aluno a apropriação dos
conteúdos e participação nas atividades como os demais colegas. No contexto escolar,
entretanto, o acesso aos conteúdos visuais ainda é uma barreira a ser vencida pelo
estudante cego. Para tanto, dentro das tecnologias assistivas, apresenta-se a
audiodescrição como alternativa viável de acessibilidade e inclusão escolar. Aqui,
pretende-se mostrar esse potencial através de revisão da bibliografia e de mostras
práticas dessas aplicações. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | CONAHPA | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | 1;1 | |
dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Audiodescrição no ensino para pessoas cegas | pt_BR |
dc.title.alternative | Audiodescription for teaching for blind people | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |