dc.contributor.author | Correa, Marcos Britto | |
dc.contributor.author | Torriani, Dione Dias | |
dc.contributor.author | Lima, Fábio Garcia | |
dc.contributor.author | Goettems, Marília Leão | |
dc.contributor.author | Demarco, Flávio Fernando | |
dc.date.accessioned | 2013-11-26T17:22:10Z | |
dc.date.available | 2013-11-26T17:22:10Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.citation | CORREA, Marcos Britto; TORRIANI, Dione Dias; LIMA, Fábio Garcia; GOETTEMS, Marília Leão; DEMARCO, Flávio Fernando. Traumatismos Dentários e Ambiente Físico Escolar, Pelotas, RS, Brasil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso), v. 11, p. 269-274, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-0501 | |
dc.identifier.uri | https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/817 | |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar as condições físico-ambientais das escolas públicas e privadas do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.Método: As escolas foram visitas por um único avaliador, o qual coletou dados a respeito das condições do piso, de janelas, escadas, área do pátio e tipo de superfície no mesmo, número de alunos por recreio e número de supervisores presentes no recreio. Foi feita análise descritiva dos dados e as escolas foram classificadas a partir da pontuação obtida. A associação entre o tipo de escola e a condição do ambiente foi testada usando teste exato de Fischer (α = 5%).Resultados: Oitenta e cinco escolas foram visitadas. Encontrou-se que a maior parte das escolas avaliadas apresentava deficiências quanto à segurança do espaço físico, sendo que 76,5% possuíam janelas ruins ou regulares e 16,5% apresentavam piso de superfície inadequada. Foram encontradas em várias instituições situações de risco a ocorrência de acidentes, como presença de buracos, obstáculos ou vidros de janela quebrados. O ambiente físico escolar foi classificado como ruim em 40,7% das escolas, como regular em 30,9% e como bom em 28,4%. Escolas particulares apresentaram melhores condições físicas do que as escolas públicas (p<0,03).
Conclusão: A maioria das escolas apresenta condições físicas desfavoráveis, principalmente as públicas. Estudos que relacionem as condições físico-ambientais das escolas com a prevalência de traumatismos dentários ocorridos nestes locais devem ser realizados com o objetivo de melhor esclarecer a influência do ambiente no risco de ocorrência de traumatismos dentários. | pt_BR |
dc.language.iso | en_US | pt_BR |
dc.publisher | Associação de Apoio a Pesquisa em Saúde Bucal (APESB) | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | v.11;n.2 | |
dc.subject | Traumatismos | pt_BR |
dc.subject | Saúde escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde ambiental | pt_BR |
dc.title | Traumatismos dentários e ambiente físico escolar Pelotas RS Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Dental trauma and physical environment of schools of the city of Pelotas RS Brazil | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |