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dc.contributor.authorCorrea, Marcos Britto
dc.contributor.authorTorriani, Dione Dias
dc.contributor.authorLima, Fábio Garcia
dc.contributor.authorGoettems, Marília Leão
dc.contributor.authorDemarco, Flávio Fernando
dc.date.accessioned2013-11-26T17:22:10Z
dc.date.available2013-11-26T17:22:10Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationCORREA, Marcos Britto; TORRIANI, Dione Dias; LIMA, Fábio Garcia; GOETTEMS, Marília Leão; DEMARCO, Flávio Fernando. Traumatismos Dentários e Ambiente Físico Escolar, Pelotas, RS, Brasil. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada (Impresso), v. 11, p. 269-274, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1519-0501
dc.identifier.urihttps://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/817
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar as condições físico-ambientais das escolas públicas e privadas do município de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.Método: As escolas foram visitas por um único avaliador, o qual coletou dados a respeito das condições do piso, de janelas, escadas, área do pátio e tipo de superfície no mesmo, número de alunos por recreio e número de supervisores presentes no recreio. Foi feita análise descritiva dos dados e as escolas foram classificadas a partir da pontuação obtida. A associação entre o tipo de escola e a condição do ambiente foi testada usando teste exato de Fischer (α = 5%).Resultados: Oitenta e cinco escolas foram visitadas. Encontrou-se que a maior parte das escolas avaliadas apresentava deficiências quanto à segurança do espaço físico, sendo que 76,5% possuíam janelas ruins ou regulares e 16,5% apresentavam piso de superfície inadequada. Foram encontradas em várias instituições situações de risco a ocorrência de acidentes, como presença de buracos, obstáculos ou vidros de janela quebrados. O ambiente físico escolar foi classificado como ruim em 40,7% das escolas, como regular em 30,9% e como bom em 28,4%. Escolas particulares apresentaram melhores condições físicas do que as escolas públicas (p<0,03). Conclusão: A maioria das escolas apresenta condições físicas desfavoráveis, principalmente as públicas. Estudos que relacionem as condições físico-ambientais das escolas com a prevalência de traumatismos dentários ocorridos nestes locais devem ser realizados com o objetivo de melhor esclarecer a influência do ambiente no risco de ocorrência de traumatismos dentários.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.publisherAssociação de Apoio a Pesquisa em Saúde Bucal (APESB)pt_BR
dc.relation.ispartofseriesv.11;n.2
dc.subjectTraumatismospt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.titleTraumatismos dentários e ambiente físico escolar Pelotas RS Brasilpt_BR
dc.title.alternativeDental trauma and physical environment of schools of the city of Pelotas RS Brazilpt_BR
dc.typearticlept_BR


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