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dc.creatorSantos, Angela Nediane dos
dc.creatorCoelho, Orquídea Manuela Braga e Soares
dc.creatorKlein, Madalena
dc.date.accessioned2023-09-11T22:27:35Z
dc.date.available2023-09-11T22:27:35Z
dc.date.issued2017
dc.identifier.citationSANTOS, Angela Nediane dos; COELHO, Orquídea Manuela Braga e Soares; KLEIN, Madalena. Educação de surdos no Brasil e Portugal: políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 43, p. 216-228, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SQyrMgbnGNbcCTZkgdLkSDn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 set. 2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10058
dc.description.abstractEste artigo analisa as políticas de educação de surdos produzidas no Brasil e em Portugal, nos últimos anos, no que se refere ao reconhecimento das línguas gestuais/de sinais, às proposições para a educação para surdos, bem como à formação de professores para atuarem com alunos surdos. Nesse sentido, realiza-se uma análise dos processos de produção dos textos legais e das suas relações com outros documentos, bem como dos processos da sua implementação/ interpretação. Destacam-se nesta análise o Decreto Federal brasileiro nº 5.626/2005 e o Decreto-Lei português nº 3 de 7 de janeiro de 2008. Em muitos aspectos Portugal e Brasil se assemelham, como, por exemplo, no reconhecimento, sem a oficialização, das suas línguas gestuais/de sinais (LGP e Libras, respectivamente). No entanto, há outros aspectos em que se distinguem, como por exemplo o fato de em Portugal estar mais explícita a influência da União Europeia nas suas decisões políticas, bem como nas decisões e ações do movimento associativo surdo. Conclui-se que as políticas de educação de surdos em ambos os países são resultado das negociações entre, por um lado, as lutas travadas pelos movimentos surdos, e, por outro, a emergência de políticas inclusivas. Torna-se evidente que a luta dos movimentos surdos precisou negociar os seus significados para ser assumida como política pública, e isso ocorreu em um contexto de implementação da política inclusiva.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherScielopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectPolíticas educativaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLínguas gestuais/de sinaispt_BR
dc.titleEducação de surdos no Brasil e Portugal: políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docentept_BR
dc.title.alternativeEducation for deaf people in Brazil and Portugal: linguistic recognition, bilingualism, and teacher education policiespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201608148639
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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