dc.creator | Santos, Angela Nediane dos | |
dc.creator | Coelho, Orquídea Manuela Braga e Soares | |
dc.creator | Klein, Madalena | |
dc.date.accessioned | 2023-09-11T22:27:35Z | |
dc.date.available | 2023-09-11T22:27:35Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Angela Nediane dos; COELHO, Orquídea Manuela Braga e Soares; KLEIN, Madalena. Educação de surdos no Brasil e Portugal: políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 43, p. 216-228, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/SQyrMgbnGNbcCTZkgdLkSDn/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 set. 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10058 | |
dc.description.abstract | Este artigo analisa as políticas de educação de surdos produzidas
no Brasil e em Portugal, nos últimos anos, no que se refere ao
reconhecimento das línguas gestuais/de sinais, às proposições para
a educação para surdos, bem como à formação de professores para
atuarem com alunos surdos. Nesse sentido, realiza-se uma análise
dos processos de produção dos textos legais e das suas relações com
outros documentos, bem como dos processos da sua implementação/
interpretação. Destacam-se nesta análise o Decreto Federal brasileiro
nº 5.626/2005 e o Decreto-Lei português nº 3 de 7 de janeiro
de 2008. Em muitos aspectos Portugal e Brasil se assemelham,
como, por exemplo, no reconhecimento, sem a oficialização, das
suas línguas gestuais/de sinais (LGP e Libras, respectivamente).
No entanto, há outros aspectos em que se distinguem, como por
exemplo o fato de em Portugal estar mais explícita a influência da
União Europeia nas suas decisões políticas, bem como nas decisões
e ações do movimento associativo surdo. Conclui-se que as políticas
de educação de surdos em ambos os países são resultado das
negociações entre, por um lado, as lutas travadas pelos movimentos
surdos, e, por outro, a emergência de políticas inclusivas. Torna-se
evidente que a luta dos movimentos surdos precisou negociar os
seus significados para ser assumida como política pública, e isso
ocorreu em um contexto de implementação da política inclusiva. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Scielo | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Políticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Línguas gestuais/de sinais | pt_BR |
dc.title | Educação de surdos no Brasil e Portugal: políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente | pt_BR |
dc.title.alternative | Education for deaf people in Brazil and Portugal: linguistic recognition, bilingualism, and teacher education policies | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201608148639 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |