Mostrar registro simples

dc.creatorMarostega, Vera Lúcia
dc.creatorSantos, Angela Nediane dos
dc.date.accessioned2023-09-11T22:28:07Z
dc.date.available2023-09-11T22:28:07Z
dc.date.issued2006
dc.identifier.citationMAROSTEGA, Vera Lúcia; SANTOS, Angela Nediane dos. A influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. Revista Educação Especial (UFSM), Santa Maria, RS, v. 2, p. 181-366, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4301. Acesso em: 11 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1984-686X
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10060
dc.description.abstractO presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo, escola para surdos e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto de uma escola para surdos localizada no município de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, comunicam-se através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada as suas necessidades, já que se apresenta na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação se estabelece entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos, influenciando no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa nos levam a crer que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSMpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscola para Surdospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA influência da comunicação que envolve família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo.pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples