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dc.creatorCapovilla, Fernando Cesar
dc.creatorMartins, Antonielle Cantarelli
dc.date.accessioned2023-09-11T22:34:15Z
dc.date.available2023-09-11T22:34:15Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCAPOVILLA,Fernando Cesar; MARTINS, Antonielle Cantarelli. Resolvendo o paradoxo da iconicidade:o caso dos sinais de Libras. REVISTA PSICOPEDAGOGIA, v. 37, p. 269-285, 2020. Disponível em: http://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/643/resolvendo-o-paradoxo-da-iconicidade--o-caso-dos-sinais-de-libras. Acesso em: 11 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10061
dc.description.abstractSinais icônicos têm significado admissível e adivinhável. Paradoxo na bibliografia: embora admissíveis, 90% dos sinais não são adivinháveis. No estudo analisando relação entre admissibilidade e adivinhabilidade, 70 sujeitos ingênuos (Grupos 1 e 2) observaram 201 sinais (Conjuntos A e B). Grupo 1 julgava admissibilidade de sinais do Conjunto A (escala Likert: -2, -1, +1, +2) e adivinhava significado dos do Conjunto B. Grupo 2 fazia oposto. RESULTADOS: Sujeitos julgaram 28 sinais como inadmissíveis (Admm ≤-1), 77 como admissíveis (Admm≥+1), 96 como neutros (-0,99≤ Admm≤+0,99). Dos 201 sinais, adivinharam somente 24, todos previamente considerados admissíveis pelo outro grupo. Nenhum sinal considerado inadmissível por um grupo foi adivinhado pelo outro. Só sinais com admissibilidade superior à faixa 1,5-1,75 foram adivinhados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicopedagogia - ABPppt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectSignificadopt_BR
dc.subjectSinalpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectIconicidadept_BR
dc.subjectAdivinharpt_BR
dc.titleResolvendo o paradoxo da iconicidade: o caso dos sinais de libraspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20200023
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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