Show simple item record

dc.creatorRocha, Rogers
dc.creatorSilva, Diego Machado da
dc.date.accessioned2023-09-11T22:41:01Z
dc.date.available2023-09-11T22:41:01Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationROCHA, R.; SILVA, D. M. . Efeitos históricos na educação de surdos no brasil: concepção de lingua(gem). REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 15, p. 150-162, 2021. Disponível em: https://www.revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/515. Acesso em: 11 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2446-8584
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10065
dc.description.abstractPara o desenvolvimento do presente artigo, partiu-se de uma investigação de natureza qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica, construindo reflexões sobre as concepções de língua(gem) desenvolvidas historicamente, desde a “língua(gem) como a representação do pensamento”, perpassando pela “língua(gem) como instrumento de comunicação” à concepção de língua(gem), como processo de interação (atividade discursiva)”. Elas têm o objetivo de identificar aspectos educativos e políticos que influenciaram a educação de surdos. A língua(gem) como expressão do pensamento, desde a tradição grega até o século XX, não favoreceu o reconhecimento da língua de sinais, desenvolvendo uma educação oralista, pensava-se que o surdo necessitava de oralidade para que seu pensamento não fosse deficiente. A concepção de língua(gem) como instrumento de comunicação (elaborada por Saussure, 1916), que desconsiderou a língua de sinais, porque não estabelecia um padrão, fortaleceu o ensino de Português para surdos como um código linguístico, porém, com o desenvolvimento da estrutura linguística da Libras (código) e das pesquisas na área de neurolinguística sobre a língua de sinais, fortaleceu o reconhecimento linguístico da Libras. Logo, a concepção de língua(gem) como processo de interação, com bases em estudos psicológicos (Vygotsky) e linguísticos (Bakhtin), contribuíram para o fortalecimento social e cultural dos surdos e para a implementação da política educacional bilíngue.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulopt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConcepção de lingua(gem)pt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleEfeitos históricos na educação de surdos no brasil: concepção de lingua(gem)pt_BR
dc.title.alternativeHistorical effects on deaf education in brazil: language conceptionpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.47249/rba2021515
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record